Canção bairrista abre 26º FUC

Imagem

Músico e compositor, Álvaro Bueno Filho volta ao festival e canta memórias ferroviárias 

        O 26º Festival Universitário da Canção (FUC) abriu com um veterano de festivais da canção de Ponta Grossa: Álvaro Bueno Filho, vencedor da etapa regional do FUC de 2011. O músico também é o autor do hino do Operário Ferroviário Esporte Clube, eleito em 2012.

        Álvaro concorre no FUC 2013 como autor e intérprete de Velha Estação, canção bairrista que conta as belezas da região do terceiro planalto paranaense. Acompanhado de Divaldo (acordeão), Cristian (violão) e Alessandro (baixo) – o mesmo da banda do FUC -, Álvaro Bueno Filho e seu violão apresentam em 4 minutos e 30 segundos um arranjo simples e elaborado sobre uma letra saudosista que relembra o transporte ferroviário brasileiro e que tem como marca a antiga estação ferroviária do centro de Ponta Grossa, hoje conhecida como Estação Saudade.

Imagem

Foto: Lente Quente/João Henrique

        A letra tem uma introdução declamada pelo próprio autor e intérprete num verso corrido que conta a história de um rapaz com 18 anos recém-chegado em Ponta Grossa que descobre uma terra boa para plantar, colher e ter seu “ganha pão”.

        A música vai num ‘crescendo’ e a letra acompanha a frase que um cita lugar fundador da história da cidade, como a praça da Catedral. Uma microfonia atrapalha o estribilho entre o verso e que separa o curto solo de acordeão que antecede o dedilhado de violão, do tipo cítara, para voltar em versos crescentes que afirmam que a terra escolhida pelo autor – que não é pontagrossense, e sim castrense – é sua terra. Por fim, uma inovação do 26º FUC, um vídeo de 30 segundos quase inaudível, no qual Álvaro Bueno fala sobre a importância da música em sua vida.

Marcelo Mara

 

Serviço:

Canção: Velha Estação

Letra: Álvaro Bueno Filho

Música: Álvaro Bueno Filho

Músicos: Álvaro Bueno Filho, Divaldo (acordeão), Cristian (violão) e Alessandro (baixo)

Anúncios

One Comment to “Canção bairrista abre 26º FUC”

  1. Boa sua crítica, Marcelo. Somente retificando algumas considerações suas:
    Primeira: Alessandro foi o nosso baterista. O baixista foi o Laiter da Banda do Festival;
    Segunda: Nossa cidade e os Campos Gerais estão em sua totalidade localizados no 2o Planalto Paranaense;
    Terceira: Quando escrevi a letra, pensei em todos os que migraram pra Ponta Grossa. Usei a frase: “campo bom pra se plantar” como figura de linguagem, considerando todos os lojistas, advogados, dentistas, militares e outros que tive oportunidade de conhecer… e que chegaram de trem. Portando, não consideraria o personagem somente um agricultor ou algo assim;
    e Quarta e última: Eu não diria CANÇÃO BAIRRISTA! Diria Canção Regional ou regionalista. O termo “bairrista” é um termo muito negativo. Considerando a Wikipedia e outros, …”O chamado bairrismo1 é a qualidade ou ação de quem freqüenta ou habita um bairro. Quem defende os interesses do bairro ou de sua terra tanto por atitudes de defesa exacerbada de suas alegadas virtudes, ou, por analogia, da terra natal de alguém. O termo geralmente possui uma conotação negativa, pois ao bairrismo está vinculada uma visão estreita de mundo que menospreza tudo aquilo que vem de fora. Raramente o bairrismo é encarado como uma atitude positiva, de amor e orgulho por uma região.
    No Brasil, o fenômeno é identificado desde meados do século XIX, envolvendo políticos que se pretendiam alçar à condição de estadistas, elevando-se acima dos meros interesses regionais.2
    Em Portugal, Vasco Graça Moura já comparou o sentimento de bairrismo a um complexo de inferioridade.3″…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: