Pouca pluralidade, muita descrição

entre-linhas12Política em jornal local é descritiva, tem diagramação e fontes repetidas e não dá muito espaço para abordagem regional

     A editoria Política do jornal local Diário dos Campos encontra-se na página 3A, e é escrita apenas pela jornalista (graduada) Aline Rios. A diagramação da página é sempre a mesma: contém uma matéria principal com foto centralizada, linha de apoio, box e, às vezes, olho. A matéria principal, na maioria das vezes, fala sobre a Câmara Municipal (vereadores), nas terças e quintas, dia posterior à sessão, repercutindo o principal assunto da sessão. Nos outros dias o texto principal trata de assuntos secundários da sessão ou publica suites sobre a matéria anterior.

    A matéria secundária também vem com foto centralizada. Ao lado encontra-se a ‘Coluna DC’, que contém sempre cinco notas curtas, sendo duas delas com fotos de rosto de algum político, uma aspas de algum personagem sobre um fato do momento e, abaixo, as ‘Rápidas’, geralmente três, que falam sobre algum projeto aprovado ou posição de políticos locais sobre determinado tema. A maioria das fotos é da face dos políticos, ao que parece tirada durante a sessão da Câmara ou do arquivo do jornal.

DSC_0421Foto: Isabela Almeida

      As fontes são escassas, geralmente os próprios políticos da cidade, vereadores, prefeito e vice ou algum especialista. Raras vezes são entrevistadas fontes populares, revelando preferência pelas oficiais, como donos de empresas que prestam serviços públicos ou políticos. A linguagem do texto é simples e acessível, por não contextualizar tanto o tema das matérias, e se limitar à descrição de acontecimentos pautados na Câmara, o que torna a leitura mais simples. Vale destacar que a autora não se posiciona partidariamente em nenhum texto.

Isabela Almeida

 Serviço:

Jornal Diário dos Campos, editado em Ponta Grossa

Circulação: Arapoti, Carambeí, Castro, Curitiba, Guamiranga, Imbaú, Ipiranga, Irati, Imbituva, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Prudentópolis, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Teixeira Soares, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

Tiragem: 12 mil/dias úteis, 15 mil/domingo

Periodicidade: terça-feira a domingo

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: