Jornal que não visa informar, mas entreter

entre-linhas12

A volta de um fanzine na geração da internet abre espaço para apresentar conteúdo independente

     O jornal Tripa é um suplemento elaborado por alunos de Jornalismo da UEPG, para circular juntamente com o Foca Livre (periódico mensal de produção laboratorial do Curso). O impresso apresenta um conteúdo que foge do entorno da instituição acadêmica, trazendo indicações musicais, poesias e histórias em quadrinhos, seja em forma de desenhos ou através de sequências fotográficas.

     O Tripa (como ficou conhecido) é direcionado ao público jovem-adulto, e traz uma proposta descomplicada de informar seu leitor, com uma boa dose de humor. É dividido em sete editorias: Tripa Sex e Pelas Barbas do Profeta, nas quais têm a participação de pessoas que pretendem divulgar seus próprios trabalhos.

Foto: Dilvulgação

Foto: Dilvulgação

     Fala Que Eu Te Escuto apresenta entrevistas com personalidades públicas, Garimpo traz dicas que envolvem a região, Bronha Literária possui um poema e Mamma Big Hits tem indicações musicais “para ouvir no Dia das Mães”. Já na editoria Lapada na Rachada o leitor pode responder a uma enquete no blog do jornal, sobre qual dos textos apresentados realmente é verdadeiro.

     Com um slogan de “Pequenininho, mas cavocador”, o Tripa objetiva provocar o leitor a fazer críticas, sugestões e elogios. Como dizem os próprios autores, “queremos tudo/pouco. Sem objetividade, sem fatos”. A tiragem foi circulou na comunidade universitária dos dois campi. Devido à falta de verbas para igualar à tiragem do Foca Livre, a primeira edição circulou com cerca de 250 exemplares. Um meio para quem não conhecia ou não conferiu o fanzine, é acessar o blog, onde está disponível todo o material.

André Bida

Serviço: Jornal Tripa

Edição: 001. Circulação mensal.

Tiragem: 255 exemplares, distribuição: Campus Central e Uvaranas da UEPG.

Versão online: www.jornaltripa.wordpress.com

Anúncios
Etiquetas:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: