Soube de uma poesia na calçada

livro abertoPoemas escritos e vendidos por qualquer moeda mostram a vida sob a ótica da tribo urbana dos punks

    Não é preciso ter livros publicados ou muita inspiração para fazer poesias. Basta papel, criatividade e uma motivação maior: a sobrevivência. Em Ponta Grossa, os punks, que ficam no Calçadão da Coronel Cláudio, escrevem sobre os mais variados temas e imprimem o trabalho em folhas de papel branco. Ao caminhar pelo Centro, é muito fácil encontrá-los. Com as roupas pretas características e piercings, eles tentam convencer com um “Olá, posso falar contigo um pouquinho?”.

    Os versos elaborados não pertencem a nenhuma das escolas literárias trabalhadas no Ensino Médio. São livres, às vezes apresentam rimas, outras não. O protesto, porém, está presente no assunto escolhido como o “eu-lírico” poético. O poema “Soube de um mundo”, por exemplo, demonstra a busca por um mundo “sem ódio, sem preconceito, sem rancores e cheio de valores”. A crítica fica presente no final da estrofe, quando o autor escreve que todo o sonho ficou apenas no papel.

Mariana Tozetto - Poema Punk  Keren Foto: Mariana Tozetto

    Os poemas, no entanto, nem sempre são assinados pelos autores. Podem ser escritos pelos grupos que vivem aqui ou em outra cidade, os “brothers” de Curitiba, conforme relatam. Isso, por outro lado, dificulta o reconhecimento do autor que as escreve, pois permanecem no anonimato e o que dizem talvez nunca venha a receber os créditos necessários.

    Juntamente com os poemas, são impressas ilustrações que evidenciam o estilo punk. Desenhos de pessoas com cabelos moicanos sempre aparecem nas bordas das folhas de poesias. Há a tentativa de “ocupar” o papel com a verdadeira ideologia do movimento: autonomia e subversão da cultura.

Keren Bonfim

Serviço: Os poemas podem ser adquiridos no Calçadão de Ponta Grossa por qualquer preço que o transeunte quiser pagar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: