Nem só na feira se vende pastel gostoso

pratos“Pastel dos chineses” torna-se estável e encontra adesão no gosto popular de PG

     Original da Península Ibérica, o pastel ganha cada vez mais espaço em feiras do Brasil. É uma derivação do tradicional rolinho primavera da culinária chinesa, mas mesmo assim virou “comida típica” do país por meio dos imigrantes chineses, após a Segunda Guerra Mundial.

      Em Ponta Grossa, os pastéis podem ser encontrados na Pastelaria do Chang I, localizada na rua Coronel Dulcídio, esquina com Saldanha Marinho, Centro da Cidade. O recinto existe há 15 anos e oferece três opções de sabores: carne moída, queijo e palmito, o que é um ponto negativo já que muitos lugares possuem mais variedade. O de carne é o mais tradicional da casa. O produto tem aspecto suculento pelo recheio ser misturado com um molho que o deixa pastoso e diferente de outros pastéis da cidade. O tempero agrada por não estar muito salgado ou sem sal. A massa é sequinha (pouco óleo), crocante e por ser dourada têm um aspecto agradável. Os pastéis são fritos na hora e ficam à mostra na estufa em cima do balcão, junto da decoração oriental, até mesmo com calendário chinês.

marieleFoto: Divulgação

    Os pastéis são vendidos por atendentes que parecem desanimadas, mas o dono, que é chinês, compensa. Está sempre sorridente e mesmo com a difícil tarefa de se comunicar com os brasileiros, conquista a clientela. Quando conversa com a família, o proprietário fala somente na língua chinesa. É uma maneira diferente de se sentir na China, mesmo não comendo comidas mais requintadas como yakisoba, tofu frito com vegetais, guioza ou bifum.

     Os estabelecimentos Chang I e II não são dos mesmos proprietários, mas ambos são conhecidos pela instalação de chineses no comércio da cidade.

Mariele Morski

Serviço:

A Pastelaria do Chang I está localizada na Rua Saldanha Marinho, 780.

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira: das 8h às 19h30

Sábados: 8h às 18h. O pastel custa R$ 2

One Comment to “Nem só na feira se vende pastel gostoso”

  1. vou conferir logo logo essa adorável recomendação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: