Das tropas militares aos pés femininos

moda-e-estilo

Com diversas cores e modelos, coturnos abandonam campos de batalha e ocupam cenário urbano

     Para fugir da moda das botas de cano alto, uma nova opção de calçado para a estação mais fria do ano é o coturno. Também conhecido como “botinha”, o sapato que vai até a metade da perna, e em alguns casos pode ser encurtado através da dobra, permite várias combinações de roupas e é usado tanto em festas quanto no dia-a-dia.

     Há relatos de que o coturno surgiu no século XVII, na Europa, com as tropas militares, quando os soldados sentiram necessidade de um calçado com um material forte e resistente às batalhas. Mas o auge foi no início dos anos 1990, com o movimento punk, em que os jovens que eram considerados rebeldes, para a época, criavam a própria moda. A botinha chegou a incorporar também outros estilos, como heavy metal, skinhead e gótico e era usado majoritariamente por homens.

divulgaçãosite muito chique

Foto: Divulgação site Muito Chique

     Atualmente, o calçado não está mais ligado a determinados movimentos e é possível encontrar coturnos para todos os estilos. As cores e estampas variam bastante, desde o preto tradicional até tons considerados mais delicados, como rosa. Alguns modelos possuem saltos, outros possuem spikes e ainda há aqueles que não possuem cordão. Os coturnos são fabricados em couro ou camurça e alguns possuem detalhes nas dobras feitos em tecido.

     Apesar de ser considerado confortável, o coturno tem se restringido mais ao público feminino do que ao masculino na variação de modelos. Na moda, o uso de coturnos pelos homens tem predominado apenas nos movimentos punk. Além disso, devido aos materiais de fabricação, o calçado se restringe ao inverno.

Bianca Machado

Serviço:

Os coturnos podem ser encontrados nas lojas de calçados da cidade e o preço fica entre R$100,00 e R$200,00.

Anúncios

One Comment to “Das tropas militares aos pés femininos”

  1. Ótima escolha do tema!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: