Uma obra de arte que vive, anda e respira

Imagem

A função estética da tatuagem no século XXI, o corpo como uma tela de pintura

Uma das formas de expressões mais encontradas no mundo contemporâneo é a tatuagem. Ela é usada desde os primórdios da humanidade como forma de identificação e comunicação. Porém, existiu um período de obscuridade, cuja causa foi a moralidade imposta pela igreja, em que as “tatoos” foram deixadas de lado e consideradas “indecentes”.

Nesse período de marginalidade, apenas alguns grupos urbanos as utilizavam. Em diversas tribos indígenas a tatuagem possuía e ainda possui o caráter de indicar as fases da vida do individuo e a que “classe” ele pertence dentro deste grupo, por exemplo. Há outro aspecto presente nas tatuagens: as diferentes ideologias, como o uso delas durante o nazismo. Diversos regimes políticos fizeram adotaram as tatuagens, inclusive para marcar os prisioneiros.

Imagem

Foto: Hellen Gerhards

A tatuagem começou a sair do “esquecimento” por parte da população em geral quando os artistas e famosos passaram a exibi-la. A partir desse momento, a tatuagem ganhou um aspecto mais estético e menos ideológico e passou a ser usada para enriquecer a beleza do corpo. Aos poucos, o próprio corpo virou uma ‘obra’ de arte, em que os artistas são os tatuadores. A possibilidade de marcar o corpo com a tinta tornou-o também um mural, com mensagens de amor eterno, agradecimento e gostos pessoais, como retratos de familiares e namorados ou mesmo nomes de bandas e trechos de músicas.

Cores variadas, letras diferentes e traços precisos e definidos são algumas marcas da tatuagem do século XXI, que atrai cada vez mais adeptos interessados em passar mensagens e enfeitar o próprio corpo.

Hellen Gerhards

Serviço:

O valor das tatuagens varia de acordo com o tamanho e preço estabelecido pelo tatuador, em média custam de R$100,00 a R$ 1500,00.

Anúncios

One Comment to “Uma obra de arte que vive, anda e respira”

  1. Wagner Alencar vamos se informar muito sem nexo esse seu coramtenio,a gente ate poderia dar um desconto se ele quissesse falar que era so um simbolo mistico, mais ai fazer a saudae7ao de um homem que matou milhoes de criane7as,mulheres e velhos,homens por serem diferentes dele,e de sua ideologia ai e d+ ne

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: