Duplo sentido de uma vida dupla

421901_474440039270676_1442201556_nEspetáculo Luis Antônio – Gabriela marca trajetórias da vida de um travesti em uma família conservadora

 “Não escolhi, sou travesti.” O espetáculo Luis Antônio – Gabriela conta a história do irmão do diretor, Nelson Baskerville. A história não torna Luis Antônio nem vilão, nem herói, mas o humaniza e conta o percurso, meio e sociedade em que viveu.

 O espetáculo é um documentário cênico, o que significa que, além de ser uma história real, representada pelos atores no palco, também apresenta documentos, fotos e relatos. O começo da peça é peculiar, apresenta a infância de Luis Antônio e Nelson como um álbum do bebê, aquele que as mães registram dia, idade e tudo o que acontece na vida da criança.

 A duplicidade da vida de Luis Antônio traz à peça duplos sentidos para os outros personagens também, nas palavras e nos gestos. Como na cena em que a madrasta está explicando como conheceu o pai deles enquanto come uma banana.

Imagem

Foto: Bob Souza

 Como não poderia deixar de ser, o espetáculo traz uma sexualidade exacerbada. Nas roupas, ou na falta delas, nos gestos, nas falas. O que aparece em vários momentos é a violência, tratada na peça com gestos brutos, gritos, barulhos e a cor vermelha. Nos momentos de violência, tudo acontece ao mesmo tempo, como se estivéssemos dentro da cabeça de Luís Antônio. A troca de cenários e de luz é feita pelos próprios artistas, mexendo peças e colocando panos coloridos em cima do canhão de luz.

 A peça é baseada no multimídia, enquanto a peça acontece, você vê a peça projetada na parede, o que reforça a ideia de documentário e pode sugerir uma contemporaneidade, tanto no modo de apresentar a peça quanto na questão tratada, que ainda é uma discussão muito atual.

Maria Luísa Cerri

Serviço:

Direção: Nelson Baskerville

Duração: 90 minutos

Indicação etária: 16 anos

Realização: Cia Mungunzá de teatro

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: