Antes de ensinar, é preciso aprender

na telaPrograma destinado aos idosos apresenta falhas que vão desde a técnica aos conteúdos selecionados para matérias

Tarde de sábado, 15h. Onde as pessoas estão nesse momento? Seja como for, a TVM, canal 14 pela TV a cabo, aposta que é o melhor horário para falar com o público da terceira idade. O programa Vivendo e Aprendendo, de acordo com a descrição apresentada, leva ao público-alvo mensagens de como viver melhor através de palestras e conversas com profissionais de diversos ramos. No entanto, o amadorismo durante as entrevistas e o longo tempo destinado a falas de apenas um entrevistado tornam o programa cansativo.

Apresentado por Celia Schell, Vivendo e Aprendendo tem duração que varia de 40 minutos a 1 hora. Nesse tempo, apenas um convidado conversa e expõe as ideias sobre o tema em pauta na edição da semana. Em muitas situações, as entrevistas funcionam como uma espécie de “adoração” aos entrevistados e pecam no compromisso com o telespectador.

Divulgação

Divulgação

Percebe-se também a clara propaganda em algumas matérias, pois a forma como o conteúdo é trabalhado faz com que pareçam temas de assessorias. Além disso, Celia Schell costuma dizer, entre um programa e outro “’quem cuida do meu cabelo é o salão Record”, o que evidencia o patrocínio que poderia ficar  restrito aos horários de intervalo.

Na técnica, a falta de profissionalismo também prejudica a apresentação. É comum que, enquanto as pessoas falam, cortes abruptos aconteçam e afetem o conteúdo das conversas, sem contar a repetição excessiva de palavras que a apresentadora costuma usar. Os nomes dos entrevistados, em algumas situações, só aparecem depois de um longo tempo de conversa. Mais que ensinar a terceira idade a viver e aprender, é preciso que o programa aprenda a ocupar o espaço disponível e leve ao telespectador conteúdos de qualidade.

Keren  Bonfim

Serviço: O programa Vivendo e Aprendendo vai ao ar pela TVM, canal 14 pela TV a cabo local, sempre aos sábados, às 15h.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: