Amour – uma vida toda de dedicação e libertação

projetor322Um filme francês surpreendente (como de costume) e libertador.

O filme francês Amour foi merecidamente indicado a vários prêmios, vencendo a Palma de Ouro no festival de Cannes e ao Oscar como melhor filme estrageiro. A atuação dos autores é indiscutivelmente minuciosa, o estilo de filmagem dificulta a atuação, pois há poucos cortes e grandes sequências, onde os atores se movem pelos cômodos em apenas um take. O enredo é surpreendente e o final libertador. Amour, é um ótimo filme, mas apenas a quem gosta de cinema francês, já que o desenrolar é lento.

O drama inicia quando a protagonista sofre um derrame e tem seu lado direito completamente paralisado, dificultando ações cotidianas, o que põe em jogo o amor George (Jean-Louis Xavier Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva). Já em idade avançada George se dedica integralmente a Anne.

Divulgação

Divulgação

Como a maioria dos filmes franceses, o drama é pesado e sentimental, destacando principalmente a profundiddade e amor do cotidiano dos dois. Diferente dos filmes de Hollywood que retratam o amor como um evento em levíssimas comédias românticas. No filme, o amor é uma vida. A sintonia entre Jean-Louis e Emmanuelle, é nítida, principalmente no início do filme, onde ambos são gentis mas as circunstâncias os tornam grosseiros. A direção de Michael Haneke é surpreendente, takes distintos que visam a expressão e os sentimentos de cada indivíduo.

A agonia de Anne por estar impotente e a de George por não poder resolver a situação de sua esposa, são bem captadas. Isabelle Ann Huppert (Eva), filha do casal, mostra uma atuação amena e sem sal. A atriz poderia ter explorado mais o seu personagem.

Marília Maciel

Serviço: O filme foi exibido na última terça-feira (09/04) no Cine Teatro Ópera

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: