Basta espremer o jornal para sair sangue

entre-linhas12

Jornal com circulação nos município de Telêmaco Borba, Tibagi, Curiúva, Imbáu e Ortigueira, dá destaque às notícias mais sangrentas

“Vejam só este jornal, é o maior hospital”. A frase é da música Jornal da Morte, de Roberto Silva. O jornal Expresso se apresenta como o porta-voz das tragédias que acontecem no município de Telêmaco Borba e região. Ao preço de R$ 2,50, o consumidor descobre crimes violentos da cidade e graves acidentes. O veículo possui apenas três editorias (Cidade, Polícia e Geral).

O slogan do jornal – “Diante dos Fatos” – demonstra a intenção de transmitir notícias que acontecem no dia a dia da cidade. O propósito, no entanto, vinga apenas em relação àquilo que, literalmente, possa “derramar sangue” nas páginas do Expresso Notícias. Na edição de 9 de março de 2013, uma das matérias de capa destacou o corpo de uma jovem encontrado em estado de decomposição.

ENTRE LINHAS - DIVULGAÇÃO

Foto: divulgação

Fotos de pessoas machucadas, mortas ou em hospitais são comuns nas matérias. A capa, contudo, mistura o que há de mais sangrento com material publicitário. É possível ver numa publicação, por exemplo, o anúncio de uma empresa que promete “Domínio Visual” através painéis e impressão digital. Por outro lado, domínio visual não existe no jornal, pois é basicamente o colorido e o sangue que chamam a atenção.

Não parece haver preocupação com o limite humano e individual. Se existe morte, é notícia de primeira página. Até mesmo a editoria Geral, que poderia trazer ao público informações mais abrangentes, não foge apelo do sensacionalismo. É possível perceber que, por trás dessa exposição, há um interesse econômico. Afinal, tudo que diz respeito ao ser humano atrai outros humanos (e vende). Embora, expor sangue para conquistar lágrimas está longe da informação pública de qualidade.

Keren Bonfim

Serviço:

O jornal se encontra disponível na plataforma online:

www.expressonoticias.com.br/index2.php

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: