O sensacional Gazeta Popular

entre-linhas12

Voltado às massas, GP utiliza de linguagem informal para atingir o objetivo de informar e divertir

    Com títulos e imagens que fogem ao padrão convencional da maioria dos jornais, Gazeta Popular, como o próprio nome diz, é voltado para as massas.  Sob o tema ‘‘a notícia como você nunca viu’’, mantêm os textos que em sua maioria no formato de notas, o que indica que o jornal seja feito para uma leitura dinâmica. As fotos merecem uma análise a parte, algumas delas são montagens, que afirmam o caráter de jornal bem humorado.

    As informações veiculadas não se desviam dos demais jornais. Contudo, a abordagem da Gazeta desvia da seriedade apregoada pelos moldes tradicionais jornalísticos. Ao ler os textos, fica comprovado que jornal não tem o compromisso em escrever a verdade como ela é. As chamadas de capa alimentam os desejos primitivos do leitor – sangue e sexo, por exemplo- os títulos que estampam algumas das capas: ‘Estupro no Jardim América’ ou ‘Pistoleira mata dois e acerta bebê’.

Entre Linhas - NábilaFoto: Divulgação

    As críticas feitas ao governo municipal, estadual e federal são charges que ridicularizam a elite, e atingem seu objetivo de conscientizar a população a partir do humor. As páginas do jornal estão carregadas de propagandas dos mais diversos tipos de serviços que se misturam com as matérias e formam a estética do jornal.

   O design do jornal apresenta muita informação conjunta, o que acaba poluindo as páginas. Entretanto, a ‘poluição’ pode ser analisada como uma forma de chocar o leitor e fazer se acostumar com a forma que a Gazeta é escrita. O objetivo de informar e divertir quem lê o jornal, apesar da linguagem escrachada, é alcançado.

Nábila Fernanda

Serviço:
Com tiragem semanal, o Gazeta Popular possui distribuição gratuita. Há também o site http://www.gazetapop.com.br onde o jornal está disponível em formato digital.

2 comentários to “O sensacional Gazeta Popular”

  1. É a primeira vez que leio uma crítica com um olhar positivo sobre um jornal considerado sensacionalista. Interessante esta perspectiva de análise, pois valoriza o grau de proximidade com o leitor e abrangência dos jornalões populares, algo que os periódicos convencionais não atingem.

  2. é o pauliki de bem com todo mundo, até com os acadêmicos de jornalismo….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: