Entre cores, excessos, expressões e subjetividade

Imagem

O livro “Azul da Prússia” reúne contos com temáticas variadas que exploram situações limites dos personagens

Na quarta-feira, dia 5 de setembro, a escritora Thaty Marcondes lançou o livro “Azul da Prússia”, na Livrarias Curitiba, em Ponta Grossa. São 30 contos que ocupam quase 160 páginas do livro. O prefácio é escrito pelo escritor e crítico literário Miguel Sanches Neto, que compara a linguagem da autora com grandes nomes da literatura paranaense – Dalton Trevisan e e brasileira – Nelson Rodrigues.

Crédito: Aline Czezacki

Ao longo do livro nota-se que a autora desenvolve as narrativas em torno de situações limites. Os contos se passam tanto em localidades do estado, como o Rio Paraná, quanto em países asiáticos, como o Tibet. Os protagonistas morrem, matam, mentem e traem. Em meio a amores, facas e sangue, Thaty escreve objetivamente sobre coisas subjetivas. O conto “Azul da Prússia”, que dá nome ao livro, conta a história de Amália, moça que passa duas das três páginas à espera de respostas. No conto, a autora destaca a cor azul tanto no vestido da moça, quanto na roupa de cama e no céu.

 Os títulos são curtos, dificilmente passando de três palavras. Apesar de quatro contos com nomes que parecem ser de cunho religioso, nenhum deles tem como temática a religião. Como na maioria das outras narrativas, o título é apenas um fator entre todos que envolvem a conto. As narrativas, que têm cerca de três páginas, dão ao leitor uma sensação de “problema resolvido”. Thaty consegue transformar os contos em retratos dos personagens. Muito mais que contar uma história, o livro Azul da Prússia consegue reunir expressões pessoais que tornam o conto um retrato do personagem.

Thainá Kedzierski

 

Serviço:

Livro Azul da Prússia

Autora: Thaty Marcondes

Editora Estúdio Texto, 2012.  Ponta Grossa/PR

161 páginas – Valor: R$ 25,00

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: