Educação do campo ou no campo?

Professora organiza livros com trabalhos realizados em grupos de pesquisa e mestrado

 

A coletânea de artigos organizada por Maria Antônia de Souza, em 2011, reúne 11 textos relacionados à educação no campo, e resultou no livro Práticas educativas do/no campo. A obra é fruto do trabalho realizado em dois grupos de pesquisa. Os textos selecionados são de 14 autores e falam sobre várias regiões rurais do Paraná.

Por tratar de textos científicos, a linguagem do livro é bastante formal, o que condiz com a proposta de ser voltado a um público que já possui conhecimento prévio do assunto.  Em contrapartida, a obra possui méritos por apresentar infográficos e fotos que auxiliam na compreensão dos resultados apresentados nos textos.

Foto: Divulgação

O primeiro capítulo do livro é de autoria da organizadora (Maria Antonia de Souza), que possui outras obras relacionadas ao campo. No texto, a autora deixa claro que muito do que ela escreve vem daquilo que já viveu no campo. Um exemplo: “ao passar pela estrada é possível recordar a vida no grupo escolar, o caminho percorrido e a turma da escola”. Parte da credibilidade do livro vem da formação daqueles que escrevem. Todos os autores, de forma geral, têm alguma ligação com o campo, seja por vivência ou por pesquisa.

A principal questão que a coletânea traz é a diferenciação entre educação rural e educação do campo. O livro mostra, com dados históricos, que a educação rural considera a formação escolar para os povos do campo algo que parte da cidade e vai para o campo, ao passo que a educação do campo valoriza a prática educativa, pensada e efetivada pelos próprios povos do campo.

Cássia Miranda

                                              

Serviço:

Livro: Práticas educativas do/no campo

Organizadora: Maria Antonia de Souza

Editora: UEPG (Ponta Grossa/PR), 2011

Preço: R$ 36,00  – 304 páginas.

Etiquetas:

One Comment to “Educação do campo ou no campo?”

  1. É isso aí, a educação do, no e com o campo é o diferencial que marca o conteúdo deste livro que efetivamente contesta a educação tradicionalmente pensada da cidade para o campo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: