Fim de um espaço de formação teatral em PG?

Curso de Teatro pode fechar definitivamente por pouca procura e falta de incentivo dos próprios artistas envolvidos

O Curso de Teatro do Colégio Estadual Senador Correia está com problemas. Caso não se complete a turma, com 25 alunos, em breve o curso será fechado. É difícil imaginar que um curso esteja acabando por falta de procura, numa cidade com mais de 300 mil habitantes. Ainda mais pela região mobilizar, todo ano, o Festival Nacional de Teatro (FENATA), que deveria ser forte estímulo a produção de teatro local.

Image

A falta de divulgação é fator essencial para explicar a pouca popularidade do curso. Não se vê nenhuma propaganda ou anúncio que estimule a procura pelo teatro no Colégio Senador Correia. A última turma formada no curso, em 2011, começou com 30 alunos e somente cinco concluíram.

Os poucos que apresentam uma formação teatral na cidade migram para outros centros, como Curitiba, Londrina, São Paulo e Rio de Janeiro, que são referência no teatro nacional. A migração acaba deixando uma carência de artistas que estimulem o crescimento do teatro em Ponta Grossa.

Outro fator que colabora para o fim do curso é a falta de produção. Só se ouve grande divulgação de teatro à época do FENATA. Claro, o Festival é de extrema importância para a cultural local, mas, e além dele? E, quando acontecem, tais peças não ficam muito tempo em cartaz e é raro ver uma produção de qualidade.

Dentro do próprio curso do Senador Correia se admite a falta de qualidade das criações, pois o processo de criação de uma peça leva anos e necessita de experiência para ser construído – e não alguns meses de curso. Divulgação e qualidade são essenciais para que espaços estimulantes de teatro não desapareçam, como corre risco o Senador Correia.

Ana Paula Schreider

Serviço:

Curso de Teatro do Colégio Estadual Senador Correia

Rua Engenheiro Schamber, Centro – Ponta Grossa/PR

Telefone: 3224-1458

 

One Comment to “Fim de um espaço de formação teatral em PG?”

  1. Eu comecei a fazer, desisti pela falta de seriedade, gente que ia la só pra bagunçar as aulas, ja não tenho idade pra levar nada na brincadeira… ou é ou não é. ou faço bem feito ou não faço nada. Lamento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: