Criticar de modo literal

livro-aberto52.jpg (300×75)

Desde o mês de março, o blog Crítica de Ponta cobriu o cenário da literatura pontagrossense

O Projeto Crítica de Ponta, ao longo de 2011, buscou acompanhar o cenário de informação sobre os eventos, problemas, novidades e características marcantes na literatura local. Foram cerca de nove meses relatando os novos livros de Ponta Grossa e região, que vão desde técnicas normativas da língua portuguesa, espanhola e inglesa, passando por livro de poemas que circulam a mais de 10 anos na cidade, chegando até obras da literatura moderna de autores pontagrossenses. Mas o Crítica de Ponta foi além e cobriu eventos como a ‘Semana Literária do SESC’ e a falta de opções nas livrarias da cidade.

Explorar os gêneros literários, a forma física do livro com sua capa e suas páginas de papel, algo conceitualmente usado há mais de cinco milênios, e que vem perdendo espaço para os novos meios de comunicação, não se mostrou um desafio nas críticas do blog. Livros que atingem um público segmentado e utilizam de uma linguagem técnica tomaram forma de recipientes de informação alcançáveis a todo tipo de leitor. Há, contudo, muitos termos convencionalmente envolvidos nas críticas da editoria ‘Livro Aberto’. Argumentos como ‘prender a atenção do leitor’, ‘o autor explora’ e ‘uma leitura rápida e agradável’ mostram que há uma dificuldade de atribuir novos sentidos a forma de se fazer crítica.

O compromisso não apenas com o livro, mas a forma como ele é divulgado, comercializado e distribuído, tomaram foco na editoria em dados momentos, onde foi possível perceber o compasso que o município está junto à 6ª arte. Problemas e soluções foram apontadas, mas junto fica a experiência de mostrar que o livro ainda tem seu valor, seja nos espaços de Crítica de Mídia, seja nas livrarias ou até mesmo na (re)descoberta de novos autores.

Dhiego Tchmolo

Serviço:

Blog Crítica de Ponta – Editoria ‘Livro Aberto’

https://criticadeponta.wordpress.com/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: