A linha tênue entre sensacionalismo e jornalismo policial

Blog apresenta notícias sobre acontecimentos policiais e ilustra com imagens fortes das tragédias

O blog Notícias Policiais do PR traz matérias que envolvem a atuação da Polícia Civil, Militar, Rodoviária e Corpo de Bombeiros em Ponta Grossa e região. O site disponibiliza notícias desde 2009 e divulga também informações do Instituto Médico Legal (IML) e Boletins de Ocorrência (B.O).

O leitor que visita pela primeira vez o blog desconfia da credibilidade do site porque não encontra facilmente quem exatamente produz as notícias. Nem todas as matérias, pelo menos as mais recentes, levam assinatura. Há ainda as que terminam assinadas por “EK, da Redação” (que o leitor não faz ideia de quem seja!). A identidade do endereço fica comprometida porque falta descrição do propósito do site e também informações sobre os nomes e funções dos responsáveis. Com o acréscimo dos dados, além de conquistar parte da credibilidade, o leitor logo conseguiria ter noção do que vai ler e saberia também sobre quem produz as notícias.

Nas entradas mais populares do site, as matérias sobre graves acidentes de trânsito, assassinatos e tragédias predominam. Mas o que mais choca são as imagens que ilustram as matérias. A notícia do bebê que foi enterrado vivo e sobreviveu, por exemplo, traz imagens fortes. Sete fotos, entre elas da criança suja, ainda na terra, e do momento do resgate, chocam o leitor. São ilustrações que, normalmente, não aparecem em páginas impressas. Outro exemplo são as fotos de cadáveres, vítimas dos acidentes de carro.

Como fica difícil saber quem escreve as matérias, a dúvida que surge é sobre a finalidade da exposição de imagens tão fortes. Será que elas são utilizadas para informar ou para atrair mais público para o site? Sensacionalismo ou informação? Para arriscar a resposta, é preciso ter, pelo menos, alguma noção sobre quem escreve e as intenções do site.

Alana Fonseca

Foto: Divulgação

Serviço: Site: http://noticiaspoliciaispg.blogspot.com/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: