Termina como começa, sem chamar a atenção

Falta de vinhetas e falhas na abertura e término do Antena Espiã afastam ouvinte do programa

 Antena Espiã faz parte da programação da rádio Antena Sul FM, na Região dos Campos Gerais do Paraná. Mychael e Luciane Santos apresentam o programa todos os dias, durante uma hora. O conteúdo é predominantemente musical. Além das canções, os diálogos dos locutores dão tom humorístico à edição.

Se o ouvinte realiza outras atividades enquanto ouve rádio, não nota o programa. A ausência de vinheta própria para o Antena Espiã reflete a importância do efeito. Tanto para caracterizar o programa, quanto para chamar a atenção do ouvinte. Ao longo da edição de terça-feira, apenas a rádio era ressaltada. Ainda falando em nome, fica o enigma sobre o porquê de “Antena Espiã”.

O sertanejo universitário impera. Desde duplas que estão começando no ramo, como Conrado & Aleksandro, até as mais populares, como Jorge & Mateus e João Carreiro & Capataz. No primeiro bloco, dá para arriscar palpite sobre o nome Antena Espiã. Como tocam músicas novas de cantores novos, é possível pensar que o programa descobre canções e músicos. Mas, nos próximos blocos, tal possibilidade é descartada.

Quando o ouvinte quer pedir música e mandar recados, a interação é estimulada através de mensagens de celular. Como é divulgada, constantemente, apenas a comunicação por SMS, fica a dúvida se dá para participar também por telefone ou e-mail.

 Mychael e Luciane Santos “casam” na locução. Ambos são descontraídos, mas ele ainda tenta ser mais engraçado. Em um momento, a locutora lê a informação, mas Mychael faz brincadeiras até ela não conseguir concluir. A conversa da dupla se baseia mais em adivinhações e comentários breves.

O programa acaba como começa, sem chamar nada a atenção de quem ouve. Luciane se despede dez minutos antes das 11h, mais músicas tocam, e logo Mychael avisa que as notícias vão começar. O ouvinte que presta atenção fica esperando, esperando e nada de vinheta e despedidas para se ter certeza que o Antena Espiã terminou.

Alana Fonseca

 Serviço:

Antena Espiã – Rádio Atena Sul (102,7 FM)

Todos os dias, das 10h às 11h

One Comment to “Termina como começa, sem chamar a atenção”

  1. Como sou produtor de radio também (não na Antena Sul) fiquei feliz em ver o comentário, sobre a falta de vinhetas identificativas com a ideia do programa. Isso mostra o quanto público e crítica percebem os efeitos positivos e negativos de um programa de rádio. Na minha opinião não só a Antena Sul, como outras rádios deveriam dar mais importância as produções. Rádio de qualidade tem que ter boas produções.
    Um abraço e parabéns pela matéria.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: