Para onde vai a München Fest?

Tradicional festa da cidade traz programação com maioria de shows sertanejos

A programação oficial de shows da 22ª edição da München Fest foi anunciada na quarta-feira, 28/09. Olhando com atenção os shows planejados para este ano, a pergunta é inevitável: para onde vai a München?

A lista de artistas que irão se apresentar no palco principal da fest  a indica que a München está cada vez menos democrática. Dos nove shows programados, seis são do gênero musical sertanejo – cinco deles do chamado sertanejo universitário. Somente duas das atrações não fazem parte do gênero sertanejo: a banda de pop rock Jota Quest e o grupo de pagode Revelação.

A constatação fica ainda mais grave quando a programação deste ano é comparada com os shows das edições anteriores. Em 2010 os pontagrossenses tiveram a oportunidade de assistir artistas como Nando Reis e Ultraje a Rigor. Em 2009 bandas como Titãs e Chimarruts também ocuparam o palco principal da München. No período de apenas três anos, a programação da Festa deixou de ser minimamente diversificada e passou apenas a privilegiar os shows sertanejos. Uma das duas: ou a população da cidade passou a ser, majoritariamente, fã de música sertaneja, ou a programação de shows tem deixado a desejar.

 Tal fenômeno não diz respeito apenas ao sertanejo ocupando o espaço do rock, reggae e pagode, mas a todas as outras opções musicais. Talvez, pensando nisso, os organizadores da München Fest tentaram diversificar as opções com o projeto Münchentronic, que oferecia música eletrônica com apresentações de DJs da cidade e região. No entanto, a iniciativa só funcionou na edição de 2009 da Festa.

É importante perceber que o ‘fenômeno’ não está presente apenas na programação da München. A EFAPI (Exposição feira agropecuária, industrial e comercial de Ponta Grossa) deste ano passou pelo mesmo processo: ofereceu aos pontagrossenses quatro shows sertanejos, enquanto no ano passado os moradores da cidade tiveram a oportunidade de conferir o show da banda Paralamas do Sucesso.

Afonso Verner

Serviço:

Agenda de shows da München Fest 2011:

25/11 – Hugo e Gabriel (Antigo Hugo Pena e Gabriel)
26/11 – Jota Quest
27/11 – Revelação
28/11 – Atividades para Idosos e Deficientes
29/11 – Gustavo Lima
30/11 – Michel Teló
01/12 – Paula Fernandes 
02/12 – Luan Santana 
03/12 – Chitãozinho e Xororó
04/12 – Fazenda Cocoricó (atração para crianças)

31 comentários to “Para onde vai a München Fest?”

  1. Bom texto. Não sei para onde vai a München Fest, mas acredito que esteja seguindo o caminho da vida cultural de Ponta Grossa como um todo. Ou seja, rumo à uma Idade Média do mau gosto. O que acontece na München é sintomático; nos anos em que morei aí, vi bares de outros estilos musicais enfrentando problemas para sobreviver, enquanto as casas que abrigam o sertanejo e o pagode dominavam a programação noturna do centro e expandiam seus espaços físicos. Os organizadores da festa, na minha opinião, decidiram ceder de vez aos caprichos da indústria musical titânica que é o tal do Sertanejo Universitário. Isso, nos Campos Gerais, significa presença de público consumidor em peso. E, aparentemente, é só isso que importa…

  2. Se por motivos meramente comerciais ou não, fica descaradamente estampada a marca de uma administração que debocha da cultura de seu povo. É como se não existisse outras alternativas de atrações (no mínimo suportáveis) disponíveis. É a confirmação da tentativa de enfiar goela à baixo, à força, um rótulo que caracterize a cidade como “terra de alguma coisa”, como se todos sofressem e necessitassem da mesma “praga do deslumbre”, que alimenta a mente de nossos administradores.

  3. merda, porra, kade o rock.. uma bosta… tomara k chova todos os dias dessa merda…

  4. MUITO PAIA… vao se foder vcs todos… envie esses SERTANOJOS no cu!!!! falow seus idiotas…

  5. Extremamente lamentavel ter na maioria o Sertanejo.
    Cade o Pop Rock ? Rappa, Charlie Brown, D2..
    Cade o Reggae ? Natiruts, Mato Seco, dentre outras..

    Chega de Sertanejo em nosso estado, já deu o que tinha o que dar.

    Decepcionaram..

  6. Só quero ver a Paulinha cantar…o resto…uma porcaria mesmo!!!!!

  7. Eu acho que eles fazem o que está ao alcance deles… Os organizadores não tem culpa do povo só gostar desse estilo musical,o que eles querem é agradar a maioria…

  8. antes isso do que nada

  9. é isso ai cambada sertanejao na veia

  10. e isso mesmo por so mim so tinha sertanejo;isso que e musica boa;seus cambada de mau amados;

  11. nosssa que dez mas qunato custara os shows .

  12. O que a Maria Rita vem fazer aqui em PG? querem acabar com nossa festas e não sabem como.
    O povo pontagrossanse é sertanejo e não MPB, ou seja muita porcaria brasileira.
    E quem não gosta de sertanejo é corno assumido ou ZÉ RUELA

  13. Interior do paraná.

  14. muito bom….q horas q he o da Paula Fernandes

  15. muito bom….q horas q he o da Paula Fernandes

  16. A Maria Rita que vai salvar a programação desta festa que já esta esta defasada , o minimo de bom senso deve ser preservado na hora da escolhas dos shows , nem todas as pessoas da cidade gostam de musica sertaneja.

  17. Normal, desde o momento que um monte de caipira travestidos de caubói infestam a prefeitura e a cena cultural de PG. Acredito que os shows sertanejos realmente devam ser a maioria, porém não mais que 50% ou 60% da programação. De qualquer forma, assim como nos anos anteriores, vou ir para só para me divertir com as mulheres que curtem sertanejo, que são tudo umas perva…..

  18. muito bom 100%bom

  19. shows luan santana,paula fernandes,emichel é comigo mesmo

  20. só sertanejo seria bem menhor,isso sim q é musica.

  21. chitãozinho e Xororó a tem Doo

  22. Gustavo lima adooroo

  23. tendo o show da paulinha o resto e resto

  24. Pessoal , o povo esta curtindo todas essas musicas , parem de tanta reclamaçao.. curtam o que esta disponivel.. e que é tudo de bom.

  25. é se continuar assim Ponta grossa vai perder cada vez mais publico para Blumena,l que só contém bandas tipícas e musica eletrônica e atrai milhares de pessoas. é uma pena pois fica muito mais viavel ir a Ponta Grossa do que ir a Blumenal, mais se continuar com esse monopolio, e não digo somente pela musica sertaneja (que sinceramente não gosto) mais de qualquer tipo de genero musical, cada vez irão perder mais publico, pois o mundo não gira somente em volta das pessoas que gostam de um certo tipo de musica. É uma pena pois o nosso estado é tão vibrante tão ecletico com tantas bandas boas de qualquer tipo que temos infelismente que prestigiar bandas e eventos de outros estados. fica aqui um protesto para os organizadores e os próprios frequêntadores para que esse monopolio sem sentido continue.

  26. ihuuullll

  27. só vou ver paula fernandes, o resto é resto!! bóra pra münchen dia 1º. ps: odeio pagode!!!

  28. Pôla môr! Cadê o Daniel? Há anos venho esperando o show dele na münchen. Antes o homem vinha aí direto,os pontagrossenses diziam que eram muito fãs dele,mas há anos estão provando o contrário,é assim que retribuiram o carinho que o cantor tinha pela cidade de Ponta Grossa.

  29. Acho que todos estão equivocados com suas colocações sobre musica. Os shows são importante, mas isso é uma festa alemã e por isso deveria ter uma banda alemão tocando todas as noites, assim como é em todas as festas tradicionais que conhecemos.
    Não adianta nada ter chopp e nome de festa alemã se a organização não colabora para isso.
    Não gosto da festa, não é um ambiente familiar e por isso não aconselho, a minha opinião é que ou tradicionaliza a festa ou muda o nome dela.

  30. Pior Munchen de todos os tempos soh show lixo sertanejo, não mesclaram os gostos musicais da população , enfiaram guela abaixo essas merda e foda se o resto da cidade, kd as grandes bandas nacionais Paralamas, Titãs, CBJ, O Rappa?? tbm não adianta trazer essas bandas e colocar pra tocar terça feira e dizer ” ta vendo se fosse sertanojo daria 30 mil pessoas” aposto que se colocar Paralamas pra tocar no 2º sabado da festa vai mais de 30 mil pessoas facil , tanto vai que na 6º Munchen Fest Paralamas tocou numa segunda feira e foi mais de 36 mil pessoas e é uma banda de Rock então se querem fazer uma festa para o povo que tragam grupas, bandas , cantores de todos os estilos musicais não soh de um estilo” sertanojo” pq não sou louco pra aguentar essa merda uma semana toda , tendo que pagar pra isso aianda!! Salve a velha Munchen Fest que acabou faz uns 10 anos ja!! Rock na mente!! vlw!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: