Páginas de puro entretenimento

Colunismo social, cultura e turismo são elementos da linha editorial do jornal mensal ‘A Notícia Campos Gerais’

 Desde abril de 2010 circula em Ponta Grossa o jornal A Notícia Campos Gerais. Em sua mais recente edição (setembro de 2011), o impresso homenageou os 188 anos de Ponta Grossa, trazendo pequenos perfis de personalidades consideradas importantes para a história da cidade.

O jornal tem publicação mensal e tiragem de 5.000 exemplares com distribuição gratuita. A idealizadora e responsável pelo impresso é Cleucimara Santiago, que não tem formação jornalística, mas atua há 20 anos na área. A editora trabalhou em outros veículos impressos de Ponta Grossa, como o extinto Diário da Manhã e também atuou como agente de publicidade.

 

A linha editorial do veículo busca valorizar Ponta Grossa e o que acontece na cidade. O formato do impresso se assemelha ao suplemento cultural e dominical do Jornal da Manhã (‘Urbe’).

O conteúdo apresentado nas páginas parece respaldado em três elementos: colunismo social, cultura e turismo. Não há a presença de matérias de cunho jornalístico ou que possam ser consideradas notícias, ou seja, textos que indicam atualidade ou olhar crítico sobre determinados assuntos. Basicamente, o impresso se baseia em colunas sociais, uma escrita pelo bispo (católico) da cidade, Dom Sergio Arthur Braschi, intitulada “A voz do pastor”, e outra produzida pela própria Cleucimara Santiago, que traz os aniversariantes e eventos da cidade.

O jornal utiliza um grande número de imagens. A linguagem é muito mais visual e basta uma rápida análise de conteúdo para perceber a ausência de temas de cunho econômico e político. Em geral, a matéria que ganha a capa ocupa 6 das 16 páginas da publicação. A presença de publicidades também é expressiva, principalmente pelo fato do jornal ter distribuição gratuita.

A Notícia Campos Gerais produz o que se conhece no jargão jornalístico, como ‘jornalismo rosa’, ou seja, seu conteúdo é especializado em falar sobre o cotidiano e o comportamento das pessoas, em geral de uma suposta burguesia ascendente.

Marina Alves

Serviço:

Jornal A Notícia Campos Gerais

Responsável: Cleucimara Santiago.

Onde encontrar: Bancas de jornais e revistas (distribuição gratuita)

Contato: anoticiacamposgerais@hotmail.com

Foto: Diandra Nunes

One Comment to “Páginas de puro entretenimento”

  1. se o gustavo lima nao vier este ano na muchin vai ser uma bosta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: