É hora do show

“O Show de Truman” é uma das poucas produções denominadas como cult e está disponível no circuito comercial

Um filme sobre os meios e as manipulações do universo midiático. O Show de Truman é uma obra capaz de fazer o público se sentir como um vouyer. No entanto é uma bela obra fílmica analisando sua composição. O Show de Truman e uma história sobre um bebê que foi vendido a uma corporação televisiva, e sua vida virou um seriado. Truman Burbank, o personagem principal do filme, que é interpretado por Jim Carrey, vive em um imenso estúdio em Hollywood e sua vida é um reality show.

Lançado em 1998, Show de Truman concorreu a indicação de três prêmios Oscar e recebeu três Globos de Ouro. A sátira persuasiva, que o diretor Peter Weir acoplou à idéia do roteirista Andrew Niccol, seria uma referência artística sobre a mídia. Outra experiência que Peter promove ao usar os recursos do documentário, para formar a narrativa de Truman.

Mais do que uma linguagem diferente, O Show de Truman é um filme reflexivo. Qualquer espectador sente-se representado na obra, torcendo junto com os figurantes pela sobrevivência e a liberdade de Truman. Portanto, tudo no filme é uma referência à espetacularização dos fatos, a conhecida indústria do entretenimento.

Por não confiar (quase) ninguém, Truman aos poucos mostra tentativas para fugir da cidade. Outra interpretação convincente que leva o telespectador a acreditar no personagem é a figura do diretor do programa de Truman, o produtor Christof (Ed Harris). O Show de Truman é uma obra que leva a compreender a vida como um espetáculo e que merece ser mostrado. Isso é realmente o show que a obra revela.

Gildo Antonio

Serviço:

 “O Show de Truman: O show da vida” (102 min) Direção Peter Weir.

 Exibido pelo Projeto Tela Alternativa

Local: Cine Teatro Ópera (Auditório B)

Data: 20 de setembro às 19 h 30.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: