Progresso urbano, retrocesso cultural

Apenas a chaminé das Indústrias Wagner, na região central da Cidade, resistiu aos planos da Prefeitura de Ponta Grossa

Para quem passa pelo Parque Ambiental, no sentido Vila Oficinas, se vê despontar no horizonte o topo de uma chaminé. Conforme se torna mais próxima, observam-se os tijolos alaranjados e a escadinha de ferro que leva ao alto. Na base, a surpresa. Visivelmente antiga, a chaminé divide espaço com construções. Em um terreno de 47 000 m ², que sediava as Indústrias Wagner – laminadora de madeira em Ponta Grossa – a Prefeitura de PG está construindo prédios que, entre outras funções, deve sediar a Biblioteca Municipal, a Pinacoteca, uma escola de música e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).

A decisão do Conselho Municipal de Patrimônio Artístico e Cultural (COMPAC) de tombar apenas a chaminé e não o prédio causou divergências na época. Entre os vereadores apenas Ana Maria de Holleben foi contra, apesar da votação dos vereadores não ser decisiva.

A discussão ganha força a partir do momento que se pensa a necessidade de demolir o local para efetivar as obras da prefeitura. Não existem outros lugares propícios? Para atingir o progresso é preciso acabar com antigas construções e lembranças? O fato é que a população sendo contra ou não, a sede da extinta Indústria Wagner foi demolida e as obras foram iniciadas. Empregos temporários surgiram. Ponto positivo.

Os barracões onde ficava a madeireira guardavam lembranças de um período da história da cidade. A indústria não funcionava mais, e em 2009 o prédio foi demolido. Só foi poupada a chaminé, tombada como patrimônio da cidade. Para o crescimento e desenvolvimento da cidade, foi necessário sacrificar um antigo ponto de referência ponta-grossensse

O lugar, que antes abrigava a fonte de renda de até 600 trabalhadores na época de maior produção, era um ponto nostálgico no bairro que originava a maioria dos trabalhadores, o Olarias. Hoje um local que apenas tornou-se um canteiro de obras.


Texto e foto: Marrara Tayane Laurindo

Serviço:

Local: Rua Ricardo Wagner, número 2. Bairro Olarias.

Ponta Grossa/PR

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: