Mais ‘soft’, um pouco mais dinâmico e bem menos informativo

Mudanças no cenário e na maneira de apresentação dão nova cara ao bloco do telejornal produzido pela TV Esplanada

Com a saída do apresentador e editor-chefe Regis Rieger, o jornal produzido pela RPC (TV Esplanada), em Ponta Grossa, perdeu qualidade. Tanto na primeira como na segunda edição do Paraná TV, os erros nos textos e apresentações ao vivo são constantes. O modo de produção das notícias do Jornal mudou também no que diz respeito à pauta: assuntos mais ‘leves’, às vezes menos relevantes, têm ganhado importância e espaço em detrimento das notícias de interesse público.

Regis saiu da TV esplanada depois de cinco anos na Empresa e foi participar do novo projeto da RPC, o canal a cabo ÒTV. Com a saída do apresentador, quem assumiu a responsabilidade de apresentar o bloco regional foi Cíntia Capri e, eventualmente, Sandra Guimarães. Além do apresentador e do conteúdo, o modo de apresentar o Jornal também mudou: agora a apresentação é feita em pé e não mais com o apresentador sentado em uma mesa; o que também mudou foi o cenário ao fundo do estúdio.

No entanto, a entrada de novos repórteres no Jornal trouxe mais dinâmica para as reportagens. Adriano Calicchio e Hélio Almeida tem feito boas e criativas abordagens para temas que já foram exaustivamente tratados pela imprensa da cidade e região, como a matéria de Hélio sobre a falta de orelhões públicos em Castro e Piraí do Sul. Vanessa Rumor, que esteve no Haiti no começo do ano, e Silvio Bona também fazem parte da redação da TV Esplanada.

No entanto, o Jornal ainda continua pecando nos textos lidos pela apresentadora. Erros de concordância, informação e coesão tem deixado a fala de Cintia confusa e algumas vezes sem sentido. Erros constantes também acontecem durante a transmissão, seja no estúdio ou em links ao vivo, como câmeras tremendo e microfones que param de funcionar.
Afonso Verner

Serviço:
Endereço: Rua Batista França e Silva, 2885, bairro Boa Vista. Ponta Grossa/PR. Telefone: 3219-6500.
Twitter: http://twitter.com/#!/Tv_Esplanada

Anúncios

One Comment to “Mais ‘soft’, um pouco mais dinâmico e bem menos informativo”

  1. É estranho que o articulista veja perda de qualidade no Jornal da Esplanada. Aliás, este site, coloca “esplanada” em minúsculas quando nome próprio é maiúsculo. Regis poderia ter uma dicção boa, um tranco com as câmeras próprio dos experientes, mas o Jornal da RPC nunca foi dos melhores, feito sentado ou em pé. É um jornal sem opinião aberta, embora com ideologia induzida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: