Quem conta, os males espanta

Alberto Olavo de Carvalho registra ‘causos’ do Rotary Club de Ponta Grossa no livro ‘Uma Grande Família’

            Um livro de lembranças, recordações e homenagens. Assim pode ser definido Uma Grande Família, obra do médico obstetra ponta-grossense Alberto Olavo de Carvalho, também conhecido simplesmente por Tim.

A obra trata da amizade e companheirismo de pessoas que já passaram e outras que participam até hoje do Rotary Club de Ponta Grossa. O autor possui um carinho especial pelo clube que freqüenta, desde criança em companhia do pai. Já adulto, o médico passou a fazer parte do rol de associados do Rotary.

O início do livro é composto por uma homenagem de pai para filho. Alberto Olavo de Carvalho conta um pouquinho da vida do pai, Olavo Alberto de Carvalho, falecido em 1996. Nesse momento, a narrativa torna-se um pouco confusa pela semelhança dos nomes, deixando o leitor perdido no que se refere aos personagens das histórias contadas.

A obra ainda contém depoimentos do médico, de familiares e amigos do rotariano Olavo Alberto de Carvalho e de outras pessoas que ajudaram a criar o Clube.

O livro é dividido em contos. O autor utiliza ditados populares, expressões e gírias regionais durante toda a narrativa. Os diálogos são narrados exatamente como ocorreram. Como grande parte da publicação é composta de histórias cômicas, muitos palavrões fazem parte dos ‘causos’. Esse expediente acaba aproximando o leitor que se identifica com as situações.

A maioria das histórias foi presenciada pelo próprio autor ou contada nas reuniões do Clube. Há muitas curiosidades sobre a cidade de Ponta Grossa, como a criação dos Clubes Guaíra e Princesa dos Campos, do Cine Teatro Ópera, o nascimento do extinto Banco Bamerindus e do Colégio Agrícola.

Existem ‘causos’ engraçados, alegres, curiosos, trágicos e tristes. O saudosismo encontra-se presente em toda a obra. Um livro interessante para ser apreciado tanto pela família rotariana, quanto por aqueles que apreciam uma boa história.

Fernanda Rosas

Foto: Fernanda Rosas

Serviço:

Livro: Uma Grande Família

Autor: Alberto Olavo de Carvalho

Ponta Grossa, 2010

231 páginas

Apoio: Universidade Estadual de Ponta Grossa e Rotary Club Ponta Grossa

Valor: R$ 30,00

A renda obtida com a venda dos livros será destinada à ‘Maratona Intelectual’, iniciativa do Rotary Ponta Grossa.

Anúncios

One Comment to “Quem conta, os males espanta”

  1. Alberto Olavo ou Tim, como preferir. Sei que não recordas muito de mim. Fomos colegas de turma, de cursinho ,de ACM,eramos muito amigos. Sempre recordo suas brincadeiras, seus tipos inesquecíveis. Hoje abri a página do Zamba, parece que virou pesquizador da ionosfera. Sou meio cardiologista em Brasília, aquele mesmo que voçê bem conheçeu. MEu email : cesarcarlosafonso@hotmail.com Se possível, comunique comigo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: