O som do grande tambor

Associação nipo-brasileira realiza apresentação de Taiko em frente ao Museu dos Campos Gerais

A Associação Cultural Esportiva Nipo-brasileira em Ponta Grossa(ACENBPG)) realizou no sábado, 21/05, um espetáculo de Taiko em frente ao Museu dos Campos Gerais, no centro da cidade. O Taiko (“grande tambor” em japonês) consiste em um tambor com corpo de madeira confeccionado com pele de animal, e possui variações em seus tamanhos. O instrumento, no passado, servia de motivação aos guerreiros japoneses, além de marcar o passo da marcha, e intimidar tropas inimigas.

Das oito crianças que fazem parte do grupo de Taiko de Ponta Grossa, as cinco que se apresentaram no início da tarde em frente ao museu esclareceram o motivo da intimidação. Quem estava passeando se surpreendia ao perceber que os jovens músicos emitiam o som equivalente ao de um exército.

Com idade entre cinco e dezesseis anos, os participantes trajavam kimonos nas cores laranja e preto e evidenciaram experiência com a prática. A apresentação era uma mistura de batuques fortes nos tambores, vocalizações entoadas em uníssono (som reproduzido por várias pessoas) e ainda movimentos corporais. A necessidade de preparo físico e concentração para a apresentação pediu que os jovens se alongassem antes do início do espetáculo, que teve quase meia hora de duração e foi gratuito.

O público que se aglomerou em torno da apresentação aplaudiu ao final de cada uma das cinco melodias, com os olhos atentos, buscando acompanhar todos os movimentos sincronizados dos músicos. A performance, que demonstrou a habilidade e coordenação de um conjunto de ações das crianças, é ensinada por professores voluntários, naturais do Japão, na sede da associação.

O grupo de Taiko de Ponta Grossa já realizou mais de 50 apresentações em 2011 na região dos Campos Gerais do Paraná. A ACENBPG, em parceria com o Museu Campos Gerais, realiza, no mês de maio, uma exposição sobre as faces da cultura japonesa. Logo após o musical Taiko, foi realizada uma apresentação de Tai Chi Chuan(arte marcial chinesa) e outras atividades acontecerão até o dia 9 de junho.

Patrick Inada

Serviço:

Exposição “Faces Culturais do Japão” – Exposição até 9/06

Museu dos Campos Gerais, rua Engenheiro Schamber, 686, Centro.

Contato: (42) 3223-7766 ou museucamposgerais@uepg.br

Associação Cultural Esportiva Nipo-brasileiraem Ponta Grossa(ACENBPG)

http://kaikanpg.com.br

Fotos: Maycon Lammerhirt

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: