Insegurança e falta de atenção tomaram conta de grande parte do Paraná TV
Exibido na sexta-feira, 1º de abril, a edição especial do Paraná TV – 1ª edição sobre os 100 anos da Imigração Holandesa no Brasil foi recheada de erros. O programa é transmitido pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC TV) e o que era para ser uma homenagem aos imigrantes que se instalaram em Carambeí, Campos Gerais do Paraná, se tornou um circo de nervosismo, erros primários e desatenção.
Dividido em duas partes, o telejornal apresenta primeiro as notícias de interesse estadual e depois libera a transmissão para as praças nas principais cidades paranaenses. Na edição de sexta-feira foram feitos dois links ao vivo no estadual e dois pela TV Esplanada, com vinheta especial para a comemoração. Cíntia Capri foi a repórter responsável pelas entradas direto do Parque Histórico de Carambeí, palco principal das festividades, e demonstrou um nervosismo incomum para a profissão.
(Imagem: Reprodução)
Na voz de Capri, a insegurança era transparente. Além disso, não houve preparação de seus entrevistados. Em uma das entrevistas, a repórter fez uma afirmação seguida de pergunta e o entrevistado respondeu contraditoriamente. Em outro caso, ao entrevistar uma criança de um grupo folclórico, a jornalista fez uma pergunta com resposta pronta, o que não saiu como planejado. Cintia quis que a menina respondesse que na escola havia várias crianças descendentes de holandeses. A resposta foi negativa e a repórter descontraiu pedindo para que as crianças dançassem.
Além dos erros de Cintia Capri, os editores e câmeras também demonstraram estar desatentos ou o nervosismo tomou conta por fazerem dois links no jornal estadual, nada freqüente para Ponta Grossa. Cortavam ao vivo para câmeras que não estavam posicionadas, gerando ‘corre-corre’ e para o estúdio ao invés de colocarem matérias no ar. Um mapa interativo com os caminhos para se chegar a Carambeí por várias estradas do Paraná mais complicou do que explicou. As matérias produzidas e gravadas por Silvio Bona e pela própria Cíntia Capri felizmente não foram comprometidas por falhas.
Não se sabe qual o motivo pela grande quantidade de erros. O que se sabe é que o telespectador não quer assistir um telejornal com falhas tão grandes. Quer um produto com qualidade, se tratando de projetar sua região para todo o estado.
Eduardo Godoy
Serviço:
Paraná TV – 1ª edição Canal 7 (TV aberta)
Edição de 01/04/11
Horário: 12h às 12h40 Alguns vídeos disponível em: http://www.rpctv.com.br