Cantar histórias também é uma forma de contá-las

Cia. de teatro Nunseikitem apresenta a peça “Quase Mudos” no palco do ‘Conexão Cultural Tigre’ em Ponta Grossa

Se no mundo do teatro só cantar ao invés de falar faz uma pessoa ser considerada muda, o título da peça “Quase Mudos” é muito bem empregado pois, 90% dessa encenação é cantada. É na música que as histórias são verbalizadas pelos atores, que munidos de cavaco, pandeiro e violão, dão um show musical no palco. Os atores em interação com a platéia pedem por palmas, gritos, e até estaladas de dedos. A parte sonora é excelente, já na atuação e no roteiro há o que melhorar.

A peculiaridade dos atores chama a atenção. As mensagens transmitidas por tais histórias são muito interessantes, fazem o espectador pensar. Algumas têm teor moral, representam a conciliação, outras o tom questionador e crítico da vida em sociedade abordando o respeito aos sonhos individuais. As falas são compostas por citações de poetas renomados, como Carlos Drummond de Andrade, e trechos de músicas nacionais populares ajudando assim na instrução das crianças e jovens e aproximação com os adultos. No entanto, por vezes as expressões dos atores são sem naturalidade e de difícil compreensão para o público. Outro problema é que as histórias são contadas em diferentes blocos que não parecem ter amarração (lógica).

A divulgação da peça não foi muito antecipada e abrangente em Ponta Grossa, mas a organização está perdoada por ter escolhido um local estratégico para fisgar a atenção do público que passa despercebido e acaba parando algum tempo para assistir a encenação. O espetáculo é trazido pelo projeto “Conexão Cultural”, uma parceria entre Tubos e Conexões Tigre e o Instituto Carlos Roberto Hansen com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura.

Maria Fernanda Teixeira

Serviço:
Reapresentação da peça- dia 05 às 9h e às 14h
Dia 06 às 9h
Na Praça barão do Rio Branco
Foto: Afonso Verner

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: