Além do normal tem o trivial

Emissoras norte-americanas tocam música do cantor ponta-grossense Carlos Canteri

A jornada de Carlos Canteri pelos Estados Unidos durante o ano de 2008 rendeu frutos. A canção “Beyond the Normal”, uma das faixas de seu disco de estreia, foi lançada pela “Jango Airplay Radio”, na cidade de Nova York, e já está tocando em várias emissoras americanas. O cantor pretende lançar o álbum “Essences” no Cine-Teatro Ópera, Centro de Ponta Grossa, nos próximos meses.

Emplacar uma canção em emissoras de rádio norte-americanas não é tarefa pra qualquer um. A estada em Los Angeles, na Califórnia, para estudar música, proporcionou ao cantor contatos importantes. “Beyond the Normal” foi remixada por Brian Scheuble, famoso produtor norte-americano, e o resultado final é bastante positivo. O inglês fluente do cantor é um dos destaques do álbum. Não parece um brasileiro cantando.

As letras em português podiam ter sido excluídas do disco. Elas retiram a emoção das outras músicas por parecerem versões “abrasileiradas” de músicas famosas que empobrecem a canção original. Não combinam com o restante do álbum. Ao invés de cantar em português, o músico poderia utilizar ritmos brasileiros como influência.

O disco possui músicas agradáveis de ouvir, com melodias simples e letras sentimentais. Em formato acústico (voz e violão/guitarra) e no estilo Pop/Rock, o cantor demonstra potencial. Falta, porém, um toque de inovação, de originalidade, um ritmo, uma batida mais forte. A impressão é que as músicas são todas parecidas. Dá a sensação de estar ouvindo mais do mesmo. Carlos Canteri demonstra talento e paixão pela música. Falta ao cantor ir além do normal e do trivial.

Fernanda Rosas

Serviço:
CD “Essences” – Sony ATV Brazil / Blast Publishing. Vendas: Tel. (042) 9978.0750 email. info@carloscanteri.com
Gravação realizada no Estúdio Mix Music – Estado de São Paulo em Junho de 2010.
Produção, mixagem e masterização por Fábio Ferreira, exceto o single “Beyond the Normal” por Brian Scheuble – Los Angeles/CA
Fabricação: Disc Makers – EUA.
Em breve os cd´s estarão disponíveis nas lojas Fnac, Saraiva, Americanas.com, Letras Megastore, dentre outras.
Para ouvir o álbum: http://www.youtube.com/carloscanteri.

6 comentários to “Além do normal tem o trivial”

  1. Carlos Canteri fez a escolha de dar ao público músicas de qualidade, e nem sempre o povo está preparado para isso, prefere músicos e músicas que falem de bebida, balada, mulherada “no sentido gresseiro mesmo”.
    Por mais dífícil o caminho, acho que ele fez a escolha certa, terá um público menor, mas terá um público que sabe diferenciar o bom do ruim.

  2. Olá, Fernanda.

    Agradeço pela matéria. Não sabia que haviam escrito algo sobre meu trabalho.
    Fico feliz que estejam gostando.

    Gostaria de retificar alguns apontamentos.

    Meu disco não apresenta músicas em português. São todas em inglês. Fiz uma única versão em português com a música “Além do Normal” para o mercado brasileiro, pois havia uma demanda incrível para que eu começasse a compor em português. Decidi fazer uma versão em português, porém esta versão está disponível apenas para o site palcomp3 e para rádios brasileiras, ou seja, não está no cd, para justamente manter a uniformidade das músicas.

    Quanto ao uso de ritmos e elementos brasileiros.

    Sim, utilizamos alguns ritmos brasileiros, com elementos de percussão, como você poderá ver no making of. Usamos o pandeiro, e outros instrumentos percussivos em “Essences” e “Kind of Bossa”, que adota elementos da bossa nova.

    Meu interesse era o de singelamente, trazer algo do Brasil na questão da harmonia, do instrumental, no modo de tocar o violão. O Brasil é mais do que a língua, é composto pela diversidade de valores que fazem de nós, uma grande Nação, ainda que tenhamos que melhorar diversos pontos sociais.

    Penso que a Música é uma das poucas linguagens que podem se configurar como Universal, podendo atingir diversas culturas, e manter os seres humanos conectados em um mesmo propósito, em um mesmo sentimento. A Música é algo Maior. Sempre acreditarei nisto: a Música como elemento de integração entre os povos.

    Respeito sua crítica ao dizer que não fiz algo original.

    Porém, para mim, ser original é estar condizente com aquilo que sente, com a Verdade que está em sua alma, em seu coração. E neste aspecto, os ouvintes podem ter a certeza de que gravei aquilo que eu queria, que eu sentia, que eu pensei em compor. Em “Essences”, um pouco de minha alma está impressa em forma de Música. Logo, eu sinto que fiz algo além do normal, do trivial, pois não é algo que a indústria está acostumada a produzir.

    Penso que podemos mudar a situação cultural do país, novamente, pouco à pouco, para que relembremos os tempos áureos que já vivemos, e que infelizmente, apagou-se da memória de tantos brasileiros.

    Acredito numa nova alternativa de Cultura, voltada para os valores reais, voltadas para o real sentir, o real viver.

    Portanto, fiz sim algo além do normal, basta olhar em sua volta e ver o que há na Mídia, você verá que realmente, minha Música não é igual ao que está sendo veiculada nestes meios.

    Novamente, agradeço pelo apoio e atenção ao trabalho.

    Fico feliz que tenham gostado de ouvir. Respeito qualquer crítica que possa vir de maneira fundamentada, com boas opiniões, sedimentadas em uma valoração correta.

    Obrigado,
    Fiquem com Deus,
    Paz e Luz,
    Carlos Canteri

  3. Carlos a tua força está na inspiração, do som, do tom que traz a transformação e a intensidade da emoção. Agradeço a Deus a honra de conhecer você, uma das pessoas mais incríveis que conheço, pura LUZ, que seu caminho seja sempre brilhante e com muito amor. Minha homenagem com uma de suas belas canções.

    Além do normal

    Vem o sim
    Vem o não
    Eu vou tentar
    Mais que o vão

    E logo então
    Eu vejo, que eu posso
    Apenas brilhar em meu caminho

    Sem turvar as tuas ações
    Vá em paz
    Veja como eu posso ser

    Refrão
    Além do normal
    Tão trivial
    É tudo igual
    Vida que eu posso mudar

    Eu tento
    Eu venço
    Avenças sem crenças
    Palavras sem discursos
    Mudanças ou constantes

    Bridge
    É sempre ações sem sentido
    Com o tempo, não existirá uma defesa
    Busco mais do que assisto
    Eu acredito que nós precisamos, para uma melhor semente
    Efervescendo idéias, eu insisto
    No final, teremos certeza, somos capazes para algo mais.

    Paz,Amor e Luz
    beijos
    Mires

  4. Concordo com o Marcos Freitas e com o Carlos Canteri, perfeito, sou uma admiradora do trabalho do músico e compositor Carlos Canteri, conheço o trabalho ,realmente para compreender algo além do normal, em primeiro lugar é necessário sentir a música, não simplesmente escutar, Moro no Rio grande do Sul, e os gaúchos gostam muito das músicas do Carlos Canteri, inclusive as rádiose a imprensa estão divulgando o Cd Essences. Vou postar alguns comentários de amigos a respeito.

    Loving in June(Carlos Canteri)
    Date: Sun, 21 Nov 2010 04:14:51 -0200
    Subject: Re: FW: Música “Loving in June”.
    From: marcelo.xy@gmail.com
    To: mires.r@hotmail.com

    bem agradável de se ouvir mesmo
    obrigado Mires

    “ From: silvia To: mires.r Subject: RE: Musica “Loving in June”. Date: Mon, 22 Nov 2010 10:54:31 +0000 Mires! A musica e linda! muito sonora e envolvente, tem uma suavidade imensa! Adorei!!! queria a letra em portugues!!! bjs Silvia ”

    Date: Tue, 23 Nov 2010 10:45:41 -0200
    Subject: Re: FW: Música “Loving in June”.
    From: claudiof
    To: mires.r

    Oi Mires.
    A música é realmente muito boa.
    Gostei.
    Valeu
    Abração e boa semana!!!
    Claudio

    From: leandrocarvalhonunes
    To: mires.r@
    Subject: RE: Música “Loving in June”.
    Date: Sat, 4 Dec 2010 14:39:27 -0200

    SHOW DE BOLA!!!!

    Grande abraço

    “ Oi Mires!!! Amei a musica, a voz, a melodia, lindo mesmo. E ele fala (canta) muito bem o idioma, se vc nao falasse nao poderia imaginar. Adorei! bjos Raquel From: mires.r Subject: FW: Musica “Loving in June”. Date: Sat, 20 Nov 2010 20:54:11 +0000

  5. Comentário do produtor Brian Scheuble
    (Comentário do produtor Brian Scheuble)

    “Carlos é um artista que tem paixão pelo que faz, possuindo o desejo
    de atingir as pessoas através de sua música. Carlos me contatou pela
    internet para remixar sua música. Eu gostei muito de ter trabalhado
    com Carlos, vendo o forte amor que ele tem pela Música, tanto quanto
    eu tenho.
    Eu lhe desejo o melhor e espero que nós possamos trabalhar mais juntos
    no futuro.

    Obrigado, Carlos.
    Brian Scheuble”

    “Carlos is a passionate artist who has a desire to reach people with
    his music.
    Carlos contacted me through the internet to Mix his song. I enjoyed it
    very much as Carlos has a strong love for music as I do.
    I wish you the very best and I hope we get to do more together in the future.

    Thank you Carlos,

    Brian Scheuble”
    Brian Scheuble é um dos melhores profissionais na Indústria da Música, com residência em Los Angeles/CA.

    Ele trabalhou com grandes nomes da Música, como Sting, John Mayer, Jason Mraz, Paul McCartney, Ringo Starr, Bon Jovi, Elton John, Herbie Hancock, Dave Matthews, Sheryl Crow, Stone temple pilots, Train, Fiona Apple, Wallflowers, Marilyn Manson, Tom Petty & the Heartbreakers, Robben Ford, Backstreet Boys, Death Cab for Cutie, Papa Roach.

    Ele fez um ótimo trabalho no single “Beyond the Normal”. Este single será adicionado como faixa bônus em meu álbum “Essences” – Blast publishing/Sony ATV Brazil, para a versão norte-americana do cd.

    Sucesso em sua jornada Fernanda.
    abraços
    Mires

  6. Undeniably imagine that which you stated. Your favourite justification seemed to be
    on the web the simplest thing to bear in mind of.

    I say to you, I definitely get irked whilst people consider concerns that they plainly don’t understand about.
    You controlled to hit the nail upon the top and also defined out the whole
    thing without having side effect , folks could take a signal.
    Will likely be back to get more. Thank you

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: