“Muito do mesmo” sobre esporte no radio ponta-grossense

Programas esportivos locais são parecidos: notícias sem nenhuma análise detalhada sobre o assunto os tornam repetitivos

Não surpreenderia se algum dia os programas esportivos do rádio em Ponta Grossa fossem transmitidos em rede entre as emissoras que cobrem o futebol local. As três emissoras que transmitem os jogos do Operário Ferroviário Esporte Clube ao vivo – MZ FM, Rádio Sant’ana AM e CBN Ponta Grossa AM – possuem formatos de programas muito parecidos.

Não me refiro à transmissão dos jogos do “Fantasma”, onde cada uma possui suas características, causadas principalmente por seus narradores. Os três programas semanais de esportes (MZ Esportes, Show dos Esportes e Momento do Esporte CBN) transmitem pequenas notas sobre grandes clubes brasileiros e dão mais destaque ao futebol do Paraná, principalmente ao clube local. Tudo bem, a ideia é cobrir o time da cidade para que a população fique informada sobre ele. No entanto, as três emissoras se restringem em “passar informações”. Falta uma tradicional “mesa-redonda” sobre os assuntos. Entrevistas ao vivo, sejam com jogadores ou dirigentes do clube, também não são ouvidas. As transmissões tornam-se quadradas e praticamente iguais. Quem deseja ouvir todos os noticiários esportivos acaba recebendo as mesmas informações e praticamente do mesmo modo.

Vale lembrar também de aspectos que o Crítica de Ponta já apontou e que não podem passar em branco: se os três programas possuem a palavra “esporte” no nome, não podem ficar presos somente ao futebol e ao futsal da cidade. Esporte é muito mais que chutar uma bola ao gol! A cidade oferece outros desportos que caberiam no programa. Os nomes deixam explícita a intenção de cobrir não só o futebol, mas são raras as edições em que outros esportes aparecem na transmissão.

Rodrigo de Souza

Serviço:
MZ Esportes
Rádio MZ FM 90,7.
Segunda à sexta, das 20h às 21h.
Apresentação: Alex Freire, Diomar Guimarães e Emmanuel Fornazari.

Show dos Esportes
Rádio Sant’ana AM 900
Segunda à Sexta, das 11h às 11h30.
Apresentação: Edson Garcia

Momento do Esporte CBN
CBN Ponta Grossa AM 1300
Segunda à sexta, das 11h às 12h.
Apresentação: Joel Brasília, Ivan Vinicius, Valter de Souza (Valtão) e Isak Ortiz.

2 comentários to ““Muito do mesmo” sobre esporte no radio ponta-grossense”

  1. Primeiro é preciso se informar antes escrever! A Rádio Sant’ana este ano não está transmitindo os jogos do Operário. Este é o primeiro erro. Além disso esqueceram de citar uma rádio importante e que transmite o futebol: a Rádio Clube Pontagrossense (o nome da rádio é junto mesmo sem hífen). O programa diário é o Clube nos Esportes que vai acontece de segunda até sábado, das 11h as 12 horas e eles transmitem os jogos. Concordo que o formato é parecido dos programas esportivos locais. Mas acho que vocês deveriam ouvir o trabalho de uma repórter que faz parte da Clube e que sempre leva matérias de todos os esportes, no Programa Clube nos Esportes. Não são todos os dias, mas sempre tem algo de outros esportes. Meu marido e eu somos ouvintes da Clube faz tempo. Aliás vocês pecam em não falar da Clube por que o esporte na clube é tradição. Existe faz muito tempo. Esses dias eu ouvi uma matéria na Clube sobre basquete para cadeirantes. Por tanto, como estudantes de jornalismo vocês devem verificar as informações antes de escrever!

  2. Joel boa noite li a poucos minutos na net um comentario de um colunista esportivo de Arapongas que Liu Evaristo estaria acertando com o cianorte e deixando o OFE.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: