O despertar da consciência através do sonho

Uma combinação de imagens, sons e movimentos capaz de despertar emoções e sensações humanas

Durante 119 minutos divididos em oito episódios, Akira Kurosawa utiliza elementos da cultura japonesa para explorar as emoções humanas. O filme “Sonhos” apropria-se da intensidade sonora e da vivacidade das cores para criar um universo imaginário. O longa, considerado Cinema de Poesia, se contrapõe ao Cinema de Prosa por não priorizar ao público o enredo e sim as sensações transmitidas.

Os episódios remetem ao mundo onírico, não delimitando o início ou fim de cada história. Com cenários amplos, Akira transmite a liberdade que os sonhos oferecem. Não há preocupação em parecer real, ou ter significado explícito. O espectador se depara com lacunas a serem preenchidas pelo imaginário.

Apesar de episódios com histórias diferentes que terminam abruptamente, é perceptível certa linearidade. Os primeiros sonhos remetem à infância e trabalham com sentimentos como honra e sinceridade. Os demais sonhos introduzem novas sensações e dão continuidade ao amadurecimento humano.

As cores têm papel fundamental, utilizadas em diferentes intensidades, condizentes às emoções. Assim como as cores, as músicas acompanham o ritmo do filme, mais agudas ou graves. É visível, filme, um descontentamento de Kurosawa com o consumismo desenfreado que destrói a natureza, o que para ele, trará conseqüências irreversíveis à vida no planeta.

O filme instiga a curiosidade e mantém a atenção das pessoas pelas sensações que desperta. Ao mesmo tempo em que a situação assusta, aguça o interesse em saber o desenlace da história. E assim como nos sonhos, o final é apenas o começo.

Adrian Delponte

 

Foto: Divulgação


2 comentários to “O despertar da consciência através do sonho”

  1. aaaaah como eu amo esse filme *-*

  2. É fascinante. Lindas imagens. A sequência em que um dos personagens caminha dentro da pintura de Van Gogh é, sem dúvidas, um dos grandes momentos do cinema.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: