“Você vai viajar no feriadão? Confira agora as condições…”

Quando chegam os feriados, torna-se comum na televisão as matérias que mostram as condições das rodovias, as extensões dos congestionamentos e os melhores horários para viajar. O serviço no jornalismo, que deveria ser quase que diário, fica restrito apenas a algumas épocas do ano. Com exceção da previsão do tempo, muitas outras áreas que interessam ao telespectador ficam de lado na programação.

Que pessoa que use a estrada não só para viajar nos feriados, mas também diariamente em viagens de trabalho, não gostaria de saber das condições das vias diaria ou semanalmente? Os cidadãos que realmente utilizem as rodovias e enfrentam o trânsito todos os dias, querem saber o que vão encontrar quando saírem de casa. Porém, os telejornais da região ainda não conseguem suprir essa necessidade.

Na maioria das grandes cidades, por exemplo, as primeiras edições dos telejornais indicam as condições das ruas mais movimentadas, os pontos e as extensões de congestionamento em cada zona. No Paraná, a prática não é muito usada, sendo utilizada apenas em épocas de feriados, festas ou dias de grande movimento em estradas.

A falta de tal referência nos telejornais não afeta só os telespectadores, mas o próprio jornal que, deixando de veicular esse tipo de serviço, acaba não cumprindo seu papel de trazer informações básicas à população.

Kyene Becker

Serviço

Canal: RPC TV/ Canal 1/7/8

Site: http://www.rpctv.com.br/parana-tv/2010/10/movimento-nas-estradas-e-intenso-no-final-do-feriado/

2 comentários to ““Você vai viajar no feriadão? Confira agora as condições…””

  1. oi! eu sou da UEL e queria saber se alguém do blog vai participar do EAIC na Unicentro. Nós fazemos monitoramento da mídia aqui em Londrina também e eu queria bater um papo com vocês. me mandem um e-mail: marciaboroski@yahoo.com.br

  2. A sugestão para ampliar a cobertura das estradas é boa porque integra toda a região. Só tenho medo que um dia os telejornais locais comecem a abrir espaço para o trânsito urbano de PG (que já apresenta em algumas situações comportamento semelhante ao de metrópoles) e diminua ainda mais o espaço para as notícias de outras cidades da região. Hoje em dia há edições do PRTV quase que todas dominadas pelo noticiário de PG. Uma sucursal da RPCTV Esplanada, com uma equipe de reportagem, em Telêmaco Borba seria bem vinda. Os moradores do norte dos Campos Gerais poderiam ter mais identificaçaõ com o noticiário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: