‘Nova Pauta’ com erros na diagramação

Jornal laboratório do curso de Jornalismo das Faculdades Santa Amélia (Secal), o ‘Nova Pauta’, em sua edição 1 do mês de setembro, traz como destaques na capa a manchete e cinco chamadas. Tratando-se de um jornal laboratorial, é natural que existam erros de diagramação e/ou edição. Mas vale destacá-los quando comprometem a identidade do jornal.
Já na capa algumas escolhas da diagramação são equivocadas. O uso de linhas tem a função de separar ou destacar alguns assuntos em relação a outros. No entanto, logo acima do nome do jornal, existe uma linha que nada acrescenta à diagramação. A foto, utilizada no lado superior direito, está sobre a linha e rouba a função que ela poderia exercer.

Outro equívoco presente na capa é em relação às fotos. Além de não possuir crédito (autoria próxima a imagem), as pessoas presentes nas fotos estão “olhando” para fora do jornal. Isso tira a atenção do leitor do centro da capa, que é o espaço de destaque.
A ausência de cuidado em relação às colunas nas páginas internas, que indicam o formato do jornal, também é notável. O Nova Pauta trabalha com quatro colunas por páginas. Mas algumas fotos invadem espaço de colunas e, dessa forma, elas possuem tamanhos variados, não fornecendo um aspecto linear. E as fotos nas páginas internas também não têm crédito. Não fica claro para o leitor se quem as produz são os próprios alunos, que assinam os textos.

O jornal faz uso de uma editoria, Reportagem, em páginas casadas. Vale destacar o sucesso da diagramação ao conseguir uni-las e mostrar ao leitor que tratam do mesmo tema e possuem o mesmo título, o que por vezes, é uma dificuldade. Com o título em fundo colorido e grande, e com uma foto no centro das páginas, a idéia de continuidade é inquestionável.

Samara MachadoServiços:
Nova Pauta – Jornal Laboratório do Curso de Jornalismo das Faculdades Santa Amélia – Secal
Ano 9 – Edição 1 – Setembro de 2010-09-22
Distribuição Gratuita

7 comentários to “‘Nova Pauta’ com erros na diagramação”

  1. Texto confuso e com erros. Logo nas primeiras linhas, um erro grotesco (“a cima”, e não “acima”, como deveria ser).
    Toda crítica deve ser analisada e ponderada para futuras melhoras, mas nesse caso, no texto de vocês, faltou que alguém fizesse uma leitura em voz alta para perceberem a confusão, e também pequenos erros de português.
    Quanto ao jornal da Secal, não conheço, portanto não posso afirmar nada, mas tenho certeza de que, muito do que foi dito por vocês, será corrigido e incorporado ao trabalho deles.

    Abraços.

  2. Valeria também, quem sabe num próximo post, comentário sobre o conteúdo das reportagens e escolhas editoriais. Fiquei curioso para saber e não lembro se o jornal menciona os autores da diagramação. Se souberem e der para informar, tanks.

  3. Obrigada pelas críticas e sugestões!

  4. Na última edição do Nova Pauta foi resposndido as críticas e sugestões aqui levantadas. Agradecemos.

  5. ” Olha posso ser sincera, o jornal da Secal é laboratório, ou seja, os alunos responsáveis pelo Jornal Nova Pauta ainda não é Jornalista e estamos na Faculdade pra errar e aprender, e na minha opinião acho que vocês não estão tendo ética, em falar mal de um Jornal de outra instituições”

  6. nuss, olha a fonte q vcs usam pra fazer a materia.. ainda querem falar de erro de diagramação…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: