Xica (chique) da Silva

O filme Xica da Silva, de 1976, dirigido por Carlos Diegues, tem Zezé Motta e Walmor Chagas nos papéis principais. O filme ganhou prêmio de melhor filme, melhor diretor e melhor atriz (Zezé Motta) no Festival de Brasília.

A história se passa na metade do século XVIII, e conta a trajetória da escrava Xica da Silva (Zezé Motta). Um milionário representante da coroa portuguesa se apaixona pela escrava e torna-a Rainha do Diamante. João Fernandes (Walmor Chagas), o milionário, satisfaz todas as extravagâncias da Xica, como construir uma igreja e um lago artificial para ela, e desperta desconfiança da coroa portuguesa.

O contexto da época é o início da valorização do diamante em Minas Gerais. A Inglaterra estava se industrializando e Portugal passava por grandes dificuldades financeiras. Quando os mineradores descobriram o valor do diamante, cresceu o fluxo de imigração de portugueses e se intensificou o comércio interno de escravos no Brasil.

A interpretação dos atores é muito bem feita e o enredo bem construído. Como o filme não tem ‘efeitos especiais’ gera uma quebra para quem é acostumado com filmes mais novos. O excesso de romantismo e a veneração exagerada da escrava deixa o filme fantasioso. O figurino e o cenário não deixam a desejar, recriam uma imagem de século XVIII. O filme ganhou uma versão em telenovela 20 anos depois, na extinta Rede Manchete.

 

Jessica Bahls

 

SERVIÇO:

Filme: Xica da Silva

Exibição: 11 de setembro, 17h

Local: Cine- Teatro Ópera- Auditório B, projeto ‘Cine- Arte’

Fotos: Divulgação

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: