Bom humor nordestino esquenta Ponta Grossa

A comédia de Ariano Suassuna, “O Santo e a Porca” estreou no último dia três no teatro Marista, centro de Ponta Grossa. A peça ‘viaja’ pelo Paraná como parte do Programa PR de Cultura e ganhou o prêmio de melhor figurino pela APTR (Associação de Produtores de Teatro do Rio de Janeiro).

O cenário e o figurino são relativamente complexos, mas ambientados no cotidiano do sertão nordestino, trazendo materiais como madeira compensada, chita e couro. Os sete atores proporcionam um show de interpretação, acrescentando ao texto expressões corporais que o tornam ainda mais engraçados. Além disso, a disposição de palco foi bem elaborada, de modo que nenhum ator se sobrepõe ao outro, mesmo com tantos gestos e ‘rebolados’.

O melhor da peça talvez seja a atuação de Gláucia Rodrigues, que interpreta a empregada Maroca. A atriz literalmente rouba a cena ao articular todos os outros personagens. Sua atuação revela no melhor estilo cômico a astúcia de um nordestino pobre que depende de própria esperteza para sobreviver.

A peça tenta ao máximo ambientar o frio ponta-grossense ao calor nordestino trazendo muito forró e uma iluminação composta de fortes luzes amarelas. O único deslize da comédia é a ausência do típico sotaque nordestino que, em alguns atores, cede lugar até mesmo para “r”s e “s”s cariocas. Sem prestar muita atenção nisso, o público, que quase preencheu as 750 cadeiras do Teatro Marista, gargalhou o tempo todo e aplaudiu de pé.

Mayara Sonchini

Serviço:

Peça: O santo e a porca
Local: Teatro Marista
Quando: 03 e 04 de agosto às 20h
Valor: R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: