Poesia variada que consegue agradar ao público

Quando se fala em Poesia, vem na memória algum difícil soneto italiano, a métrica aprendida na escola e palavras de difícil compreensão. Isso se revela um pouco falso quando pode-se ler a poesia de Adilson Reis dos Santos, o poeta da Ronda, escritor que mora em Ponta Grossa/PR. Seu último livro lançado, “Poesia Reunida”, traz textos do poeta desde 1994. Os temas abordados se renovam através dos anos, porém, o bairro da Ronda, considerado um dos mais tradicionais da Cidade, é recorrente em todas as fases.

A linguagem usada é alternada, em alguns momentos, rebuscada e de difícil compreensão, com ordem invertida de frases. Em outros é simples, carregada de trocadilhos. Como em uma poesia cita o compositor Vivaldi, em outras usa rimas pobres. Em um contexto geral, o livro exige concentração para ser entendido.

Outro elemento utilizado pelo poeta é a disposição diferente  das palavras e letras no papel. Nas fases mais tranqüilas,  segue os moldes da poesia mais popular, colocando palavras  em lista ou com as letras em linha decrescente. Em fases  perturbadas, onde parece revoltado e quer tocar os “calos”  da sociedade, faz poesias sem título e grafadas em forma de  texto justificado.  Nestes momentos, quando não há um  título, mesmo sendo intencional do autor, parece menos  atraente ao leitor.

A separação das obras é pelas fases do poeta. O que, em  certos aspectos, é que pode ser exatamente uma das dificuldades da leitura. Como o autor não possui tema definido, não há sequência de temas nem de estilo. Um exemplo é que a poesia Karina II aparece antes de Karina I. Seria, acaso, proposital?

Com um tamanho considerável, não é uma leitura para ser feita em um só dia. O livro “Poesia Reunida” traz poesia que tematiza os sentimentos e o cotidiano das pessoas, conseguindo agradar desde o leitor iniciante até o mais esclarecido.

Ana Carolina Miola

Serviço:

Livro “Poesia Reunida”, de Adilson Reis dos Santos

Editora PROEX, 2009, 208 páginas

Compra somente diretamente com o autor

Disponível para leitura na Biblioteca Municipal

Fotos: Ana Carolina Miola

Anúncios

2 comentários to “Poesia variada que consegue agradar ao público”

  1. Louvável a escolha do livro para apreciação, dada a singularidade de alguém que simplesmente ousa sair do grupo de madames ou do chá das cinco aos quais a poesia em PG fica em geral restrita. Poesia com cheiro de caminhada de encantos pelo bairro. E haverá de existir uma cidade que trata bem os seus poetas… Mas a identificação (com cenários, situações, personagens, sensações e angústias) parece ser uma chave de leitura mais eficiente do livro do que eventuais tropeços, expectativas ou ritmos de um leitor.

  2. Gostaria de entrar em contato com o autor para possível participação em evento promovido por projeto social ou ao menos um trabalho de reportagem com adolescentes de comunidades. Se possível, conto com a ajuda do pessoal do blog. Valeu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: