Nota de esclarecimento

Caros leitores do Blog Crítica de Ponta

Os estudantes do 2º ano de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que produzem o Crítica de Ponta, estão em ‘choque’ com os últimos acontecimentos, que envolvem o Blog.
A análise crítica do programa RP2, feita por um dos colegas, foi respondida de maneira surpreendentemente áspera, ofensiva e desnecessária. O apresentador do referido programa (que parece não gostar de críticas) não só feriu a honra do autor do texto e a de seus pais, mas também fez ameaças explícitas ao autor do texto. Estranhamente, logo o ‘RP2’, que é um programa marcado por denuncias de crimes..
Talvez ,agora seja o momento de denunciar ações que comprometem o exercício da liberdade de expressão. O que chama a atenção, no caso, é a indiferença – ou cumplicidade – da direção da TV VILA VELHA em permitir que atos agressivos sejam transmitidos pela referida emissora, que deveria operar como um serviço de comunicação com interesse público. As providências necessárias estão sendo tomadas.
Nossos sinceros agradecimentos àqueles que se solidarizaram com a proposta do Crítica de Ponta – que visa unicamente analisar, de modo crítico, serviços e produtos de mídia e cultura nos Campos Gerais – em particular com o colega autor do texto, em defesa do direito universal à expressão da informação e opinião. O reconhecimento (público) de que esta luta já não apenas dos estudantes de Jornalismo fortalece a proposta e a luta para que este País seja de fato democrático, e as produção de mídia seja marcada pelo respeito à ética, à cidadania e dignidade humana.

9 comentários to “Nota de esclarecimento”

  1. Apresentador de merda [2]

  2. tiraram o Zeca do ar…

  3. o SOLpega essa..(Aposto q vcs assistem novelas e séries globais. Vão ao cinema assistir Avatar e quem sabe, Xuxa e o mistério de Feiurinha.)primeiramente, não compare a TV com o Cinema, serio, é no minimo ridiculo.(Vc estão sendo ensinados a fazer programas como os da Globo, para manipular pessoas, programas mascarados, notícias bem bonitinhas, que escondem a verdadeira cara do nosso Brasil, taum "certinho e lindo".)Pode ter certeza que 90% das pessoas que estão criticando o apresentador, não leva sua vida com a alienação da GLOBO e afins..(O cara teve que criar um programa que sonhou sozinho, ele teve CORAGEM para criar, vcs criticam.)Alborgueti é mito, sem mais!(Criticam pq têm tempo.Criticam porque não tiveram a coragem de ir ateh aquela tv, procurar pelo Zeca e dar um toques, ajudar, dizer na boa o que estava errado. )Tempo..eu to trabalhando nesse momento, as 00.30saio daqui do serviço as 6 da manha e em seguida vou pra faculdade.Isso se encaixa nas pessoas ai que tem tempo? oO'(Se vcs prestassem mesmo como jornalistas, como pessoas, como seres humanos, teriam se organizado e oferecido ajuda a ele.)Que ajuda o que, quem planta bosta colher merda…rs.(Vcs são novos, um dia aprendem que ajudar eh mais importante que criticar. E um dia vão sentir na pele o que estão fazendo com o Zeca e com a equipe dele, que dependem dele p sobreviver.Quanto à moral dele, "QUEM NÃO TIVER PECADOS, QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA…")Sentir na pele o nós estamos fazendo com o zeca..Fiquei até emocionado com isso…oww dó.Quem nao tiver pecados que atire a primeira pedra..Quem aceita isso que ele fez como uma coisa normal é que deveria leva uma pedrada bem na fonte pra ver se acorda.Não consigo me expressar por txt, é muita revolta para por em uma caixa de dialogo, tanto do apresentador, como dos "defensores" do vulgo "policial".Desculpem pelos erros gramaticas e se não gosto FODA-SEAqui é a cONe!

  4. deixei uma resposta a este retardado aí e não consegui postar.Porque????????????????????????

  5. É uma situação absurda. Não consegui ler o texto, foi retirado do blog? Independente disso, nem preciso ler para achar a resposta do apresentador sem senso nenhum de nada. Acredito que se ele se sentiu ofendido deveria sim usar o espaço que tem para defender a ele e seu programa, afinal ele deve acreditar no que faz. No entanto, a maneira usada é lamentável! A linguagem, os termos…tudo! Nunca assisti ao programa, até porque em Curitiba não passa, mas com esse apresentador eu já consigo desenhar a forma exata que deve ser utilizada. Defendo o direito de resposta, mas ainda acredito na inteligência das pessoas. Aproveitei e dei uma olhada no blog de vcs, excelente! Parabéns pelo trabalho!!

  6. Li o post do Lucas e vi nele uma crítica de um estudante de comunicação que sabe o que está escrevendo. Fiz questão de buscar por vídeos do RP2 e tudo o que eu li estava presente.Se o Zeca não tem condições psicológicas para receber críticas, que procure uma outra profissão onde não tenha que expor sua imagem e, consequentemente, colocar sua cara a tapa.Críticas são bem vindas e devem ser utilizadas por quem as recebe para melhorar. Mesmo que o estudante Lucas não tivesse razão naquilo que escreveu (o que não é verdade. Ele fez uma bela análise), cabia ao Zeca e sua equipe ponderarem e receberem a crítica como homens, não como criminosos.Devolver o que o Lucas escreveu com injúrias, difamações e ameaças demonstra o baixo nível do apresentador e do programa – afnal, tais ações ocorreram no programa. Triste também foi ver Zeca falando mal dos jornalistas. Qual é o papel dele no programa? Apresentar notícias feita por jornalistas – tendo eles ou não seus diplomas. Ele cuspiu no prato que come e, mais uma vez, demosntrou um desequilíbrio e um desrespeito aos profissionais de comunicação.Conheci o blog por conta de toda a repercussão do caso. Sou bancária e estudante de jornalismo, mas não é por isso que estou aqui tomando o partido do Lucas. Tomaria partido em qualquer situação que uma pessoa fosse agredida e, mais ainda, ameaçada.Espero que vocês nos deem notícia de como o caso está sendo levado, busquem direito de reposta e processem esse criminoso ( para quem ainda não sabe, Zeca cometou crimes nessa resposta absurda que ele deu às críticas do blog – difamação, injúria, ameaças ).

  7. Acho que tem alguem q vai virar cachorro…rsrsrsrsrsrs…O Zeca vai volta. Mas ele tah analisando umas propostas para tv aberta, Afinal, toda essa propaganda foi boa p o marketing dele.Ah…ele é APRESENTADOR, não precisa ser jornalista.Ao Lucas, espero sinceramente que você seja um grande jornalista, e me desculpe se em algum momento o ofendi. Fik c Deus. Minha ultima postagem.

  8. Caro colega jornalista, recebi um email (http://knightcenter.utexas.edu/blog/?q=es/node/6878) informativo do Knight Center of Journalism e entre as notícias estava esse lamentável e vergonhoso caso de ameaça. Deixo aqui minha indignação com esse apresentador e sua equipe e a direção do canal que permitiu a veiculação desse lixo de programa. Uma atitude descontrolada, sem ética, sem profissionalismo e sem compormisso com os lares de quem assiste é em especial uma afronta a liberdade de imprensa e de pensamento. É direito do apresentador defender seu programa, mas que defenda com profissionalismo e respeito a opinião. Esse apresentador talvez não alcançou o conhecimento de história necessário para entender quais foram as duras penas da luta pela liberdade de imprensa. Será que ele sabe o que significou a morte de Vladmir Herzog nos porões do DOI-CODI? Acredito que não. Se soubesse certamente iria se defender das críticas ao programa porém dentro dos limites da liberdade, do respeito e da legalidade. Abraço aos estudantes de jornalismo do 2º período cultivem o pensamento crítico visando construir e se diferenciar desses "profissionais" desqualificados perdem uma valiosa oportunidade de controbuir para a melhoria desse país a cada momendo que estão diante das câmeras.

  9. Lamentável a atitude do apresentador. Que os rigores da lei pesem sobre este cidadão e, com mais força, sobre a empresa que abriga tais desserviços à coletividade. Total solidariedade aos colegas – professores, alunos e profissionais da imprensa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: