O coração da cidade

Revitalizado em 2009, o calçadão da Rua Coronel Cláudio é o local de maior movimento de pedestres em Ponta Grossa, em média 50 mil pessoas por dia. E após as reformas, realizadas pela administração municipal entre o final de 2008 e início de 2009, o ponto passou a contar com nova iluminação, lixeiras e pavimentação.

O local pode ser considerado uma ‘via popular’, com predominância de lojas, lanchonetes e comércio ambulante de baixo custo. Devido ao grande fluxo de pedestres, a rua não apresenta bancos (ou espaço de descanso ou parada), o que transforma o lugar em ‘ponto de passagem’ e não um ponto de lazer, como ocorre em calçadões de outras cidades paranaenses, a exemplo o de Guarapuava.

Além da falta de bancos, nota-se um excesso de panfletagem quase de imediato ao entrar no calçadão. A distribuição exagerada ajuda a ‘sujar’ o local, pois muitos pedestres jogam o folheto na calçada.



Entretanto, a revitalização e a (nova) lei de modificação das fachadas dos estabelecimentos deixaram o Calçadão da Coronel Cláudio com menos poluição visual. A mudança possibilita uma valorização de elementos culturais da cidade, pois algumas construções arquitetônicas, datadas de 1950, estão escondidas atrás de fachadas e placas.

Considerado por muitos cidadãos como o ‘coração de Ponta Grossa’, o calçadão da Rua Coronel Cláudio é o local princesino por onde passa todos os dias diversas vidas pontagrossenses, tornando o lugar um misto de pressa e contato corporal.



CarlaYarin

Serviço:

Calçadão da Rua Coronel Cláudio

Ponta Grossa – PR, CEP 84010120

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: