Análise de um ciclo que se fecha


Nesta semana, o blog Crítica de Ponta fecha um ciclo. Metade da nossa missão como redatores do blog (que é de grande utilidade no nosso aprendizado) está cumprida. Mais do que marcar a metade de um caminho, o fim do semestre é uma grande oportunidade para se fazer uma reflexão sobre que rumos do blog, que busca se tornar referência de crítica cultural nos Campos Gerais.

Em uma aula de Crítica de Mídia, o professor Sérgio Gadini fez uma definição das “fases” que a nossa página atravessou até hoje e quais são os desafios do blog. “Começamos com pouca crítica e mais descrição, agora estamos em um momento com mais comentários, mas ainda com descrição. O desafio do blog é chegar a uma terceira fase, onde teremos a apreciação dos produtos culturais da cidade”, afirmou o professor.

Nesta semana, percebe-se que ainda estamos em uma fase na qual descrições se confundem com comentários sobre o produto criticado, como nos textos das editorias Outro Giros e Projetor, que fizeram descrições interessantes, mas deixaram a desejar na apreciação sobre os produtos. O texto da editoria Entre Linhas é um bom exemplo da crítica se sobrepondo a descrição. Será a chegada à terceira fase do blog?

O Crítica de Ponta é uma dos poucos espaços na UEPG onde os estudantes podem escrever um texto que foge dos padrões tradicionais do jornalismo. Porém, poucos textos do blog tentam ousar na forma de serem redigidos. Ousadia encontrada nos texto das editorias Livro Aberto e Em Cena, que buscaram destacar elementos que muitas vezes passam despercebidos pela maioria das pessoas.

Ficaremos cerca de um mês sem postagens na nossa página. Este período servirá para refletirmos no que acertamos e erramos em nossa caminhada até hoje. Servirá para analisarmos onde queremos chegar com o Crítica de Ponta e que rumos tomamos até o momento. Podemos refletir sobre a utilidade dos comentários do blog e como divulgar a página na web para aumento de visitas. Aliás, alguém sabe quem lê nosso blog?


Edgard Matsuki

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: