Falta de espaço para produção (televisiva) local

A Rede Paranaense de Comunicação (RPC) mantém a seguinte estrutura: retransmite os programas da Rede Globo de Comunicação, de âmbito nacional; produz programas para serem transmitidos em todo o estado, como o ‘Caminhos do Campo’, ‘Meu Paraná’, o primeiro bloco do ‘Globo Esporte’ e ‘Revista RPC’, todos de abrangência regional; e dá autonomia às suas filiais espalhadas por todo o Paraná para a produção local. Isso porém, acontece numa escala pequena se compara às produções regionais e, é minúscula se comparada às nacionais.



A filial ponta-grossense da RPC é a TV Esplanada, que produz apenas uma parte dos dois telejornais diários da emissora, ambos intitulados ‘Paraná TV’ um ao meio-dia e outro às 19 horas. O bloco que apresenta as notícias de Ponta Grossa e região é apresentada por Régis Rieger.

Devido a esse pouco espaço que a RPC disponibiliza às emissoras locais como a TV Esplanada, a produção local se resume a quinze minutos diários, o que torna difícil criar uma identificação com o público.



Os outros programas regionais da emissora poderiam se valer da mesma estratégia utilizada pelo ‘Paraná TV’, dedicando um bloco às produções locais, como uma parte do ‘Globo esporte’ dedicado aos esportes locais ou uma parte da ‘Revista RPC’ falando sobre os Campos Gerais. Sem abordar assuntos que afetam o telespectador de maneira direta fica difícil criar a identidade de uma emissora local que conversa com sua audiência.

Nataniel Zanferrari

Serviço:

Paraná TV

TV Esplanada/Rede Paranaense de Comunicação (RPC)/Rede Globo de Comunicação

Primeira edição: 12:00h

Segunda edição 19:00h

<!– /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} p {mso-margin-top-alt:auto; margin-right:0cm; mso-margin-bottom-alt:auto; margin-left:0cm; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: