Um passeio pela Rua XV, de PG



Cine-Teatro Ópera. Cafés. Emissoras de rádio. A relojoaria mais antiga de Ponta Grossa. Bancos de praça distribuídos em alguns pontos deixam o local com um aspecto aconchegante. Essa é a rua XV de Novembro, que parece não fazer parte do restante da cidade, como se estivesse parada no tempo. Os prédios chamam a atenção pela arquitetura antiga, que mantém a rua com a aparência do século passado.



O sebo, uma banca de revistas e um estúdio de desenho são opções de entretenimento que contribuem com a característica cultural da rua. Os cafés completam o cenário gastronômico tradicional da ‘XV’, já que um deles tem mais de 30 anos. Não é raro encontrar idosos (geralmente aposentados) conversando nos bancos sobre os tempos áureos da cidade, do tempo em que o extinto Cine Inajá era ponto de encontro dos casais.



Um problema da XV de Novembro é a falta de espaço para estacionar os veículos. A rua é estreita e poderia ser melhor aproveitada se transformada em calçadão. Isso faria com que os pedestres caminhassem sem pressa e notassem os detalhes desse espaço único. A ‘XV’ é um pedaço vivo da história de Ponta Grossa (PR). Mesmo com as transformações constantes ao seu redor, não perde o ar nostálgico que encanta quem por ali passa.

Giovana Celinski

Serviço:

Rua XV de Novembro

Paralela às ruas Dr. Colares e Marechal Deodoro

Referências: Cine-Teatro Ópera, Botequim e Rádio Clube

Centro – Ponta Grossa PR

Fotos: Leticia Scheifer

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: