Senta que lá vem a história

Inaugurando:


Certa vez, o polêmico Paulo Francis, disse o seguinte: “dizem que ofendo as pessoas. É um erro. Trato as pessoas como adultas. Critico-as. É tão incomum isso na nossa imprensa que as pessoas acham que é ofensa. Crítica não é raiva. É crítica. Às vezes é estúpida. O leitor que julgue”. Isso provavelmente foi dito antes de Caio Túlio Costa, o primeiro ombudsman da Folha de S. Paulo, aparecer no caminho dele.

Francis começou sua carreira como crítico de teatro. Também foi comentarista político e escritor, sempre com uma linguagem afiada. Mas, quem diria, um dia ele teve que provar do próprio veneno. Quando, em 1989, Costa assume a função de ‘defensor do leitor’, não demorou muito para que começasse a pegar no pé de Francis. Dois meses depois de começar no cargo, criticou o colunista e daí nasceu uma verdadeira batalha. Os ataques foram muitos, Francis chegou a chamar Costa de ‘piolho’ (pelo cargo ter subido à sua cabeça) e ‘pentelho’, além de outras coisas bem piores. Bom, a discussão foi tanta e tão feia, que, dizem as más línguas, esse foi o motivo pelo qual Francis trocou a Folha pelo Estadão.

E por que toda essa historinha? Simplesmente para que você, leitor, perceba que criticar é bom, mas quando a coisa vira pro nosso lado, o bicho pega. Daí vale aquele velho ditado: pimenta no olho do outro é refresco. Então, como esse blog pretende criticar, é provável que os que forem criticados passem a ter certo ‘medo’ dele (ou raiva). Mas, mesmo assim, é necessária a execução da crítica, desde que bem fundamentada, para que possamos manter informação de qualidade dos meios de comunicação da região.

Eu já vou me alongando demais… Então, deixo aqui meu último conselho ao pessoal do 2º ano: há que ser durão. Quem tem opinião tem sempre inimigos.


Elaine Javorski

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: