‘Brasileiros’ cantam e contam memórias da MPB



Hitória na Música:

O Cine-Teatro Ópera de Ponta Grossa foi palco, na quarta-feira, dia 18/03, às 21 horas, da apresentação do espetáculo musical “Brasileiros cantam brasileiros”, realizado por cinco músicos de Porto Alegre, em homenagem aos grandes compositores brasileiros que marcaram a época de 1931 a 1981.

O auditório, com capacidade para 600 pessoas, lotou, não só pela entrada franca, mas também por ser uma fase da Música Popular Brasileira (MPB) muito comentada, mas que poucos podem afirmar que conhecem de fato.






O público, formado por diversas faixas etárias, se animava principalmente com as canções mais conhecidas, aquelas mais frequentemente veiculadas pela mídia.

As letras mais cantadas pela platéia foram Aquarela do Brasil (1939), de Ary Barroso, Foi um rio que passou em minha vida (1970), de Paulinho da Viola, e As rosas não falam (1976), de Cartola, os dois últimos compositores de escolas de samba Portela e Mangueira, respectivamente.

O diferencial do espetáculo é que, através de um telão, os espectadores puderam acompanhar os nomes das músicas, imagens de seus compositores e intérpretes e conhecer o momento musical (e histórico) que o País vivia, quando surgiram movimentos como a Bossa Nova e a Tropicália.





Publicar postagem

Além disso, os músicos comentavam o cenário histórico de cada período, como por exemplo, o momento que o vocalista e violonista Felipe Chagas Tedesco subiu na cadeira para representar a ruptura causada pelo movimento tropicalista.

Nataniel Zanferrari



Serviço

Brasileiros Cantam Brasileiros

Local: Cine Teatro Ópera

Data: 18 de março de 2009

Fotos: Gisele Manjurma

One Comment to “‘Brasileiros’ cantam e contam memórias da MPB”

  1. ALVARO DUARTE disse:Este governador c3a9 heriedro daquele que acabou com o estatuto do magistc3a9rio, com o BANAP,que criou o IPESAP e criou o slongan TUDO PELA NOSSA TERRA ou serc3a1 TUDO NOS DA NOSSA TERRA?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: